BOAS PRÁTICAS 
PÓS CRISE COVID-19
Juntos-pelo-turismo

O Manual de boas práticas da Omnibees para distribuição hoteleira, contém dicas e ações práticas para minimizar os efeitos causados pela pandemia no setor.

 

Este Manual apresenta orientações e informações hoteleiras úteis, coletadas pela Omnibees para contribuir na atenuação dos impactos deste momento de instabilidade, atendendo o mercado hoteleiro de maneira acessível e eficaz.

Nós acreditamos que, juntos, de maneira colaborativa e planejada, podemos enfrentar este cenário adverso tendo como base uma parceria séria, respeitosa e genuína.

A Omnibees reforça o compromisso de união aos nossos colaboradores e clientes para enfrentarmos os desafios que surgirão ao longo desta fase.

 
PÓS CRISE COVID-19

1

Garantir o carregamento mínimo 18 (dezoito) meses futuros de tarifas

O mercado passará por uma situação de impacto a curto prazo, contudo, na recuperação as pessoas voltarão a reservar e remarcar as reservas para períodos futuros.

2

Investir na experiência visual dos seus clientes/ Trabalhar suas fotos de
maneira estratégica

O mercado passará por uma situação de impacto a curto prazo, contudo, na recuperação as pessoas voltarão a reservar e remarcar as reservas para períodos futuros.

3

Diversificar seus canais de venda

Com a redução da demanda, a forma mais eficiente de diminuir o impacto nas vendas é aumentar seu alcance. Em função disso, busque distribuir suas vendas em canais on-line (OTA), operadoras, agências de viagem e empresas.

 

Para o segmento de Operadoras, priorize trabalhar através do modelo NET (quando a Operadora acresce sua remuneração sob o preço do Hotel para revenda ao mercado), oferecendo no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) de mark-up e incluindo-as em suas estratégias de promoções, tendo em vista que esse segmento possui um grande alcance e poderá ser decisivo na sua estratégia de gerar novas reservas.

4

Efetivar boas parcerias comerciais e entender como cada segmento
funciona

A não liberação da forma de pagamento faturada para as Operadoras Nacionais, por exemplo, pode impactar diretamente seu volume de vendas por esse segmento.

5

Propiciar a melhor condição para os seus hóspedes

É comum o Hotel encarar de forma distinta tarifas públicas e tarifas acordo, mas, nesse momento, oferecer a melhor condição para seus hóspedes, independente do segmento será uma excelente forma de atração.

Por outro lado, no entanto, o nicho corporativo deverá recuperar lentamente seus investimentos em um cenário pós crise. Isso significa que o hotel deverá formular uma ação “especial” para esse público. Destinar um comissionamento de 10% (dez por cento), por exemplo, pode ser grande estímulo.

6

Procure flexibilizar suas regras de cancelamento

Nesse momento regras restritivas e não reembolsáveis farão com que as reservas demorem mais a chegar.

7

Trabalhe com ofertas futuras e crie benefícios para quem reserva com mais antecedência

Esse movimento ajudará a dar previsibilidade a sua ocupação e a gerir melhor seu preço mais próximo as datas de entrada dos hospede.

8

Crie benefícios de atração para seu canal direto (central de reservas e site)

Hóspedes habituais e com boas experiências anteriores será um canal mais assertivo de geração de demanda.

9

Trabalhe com tecnologia e ferramentas integradas em toda sua operação

Tenha um sistema de central de reservas paapoiar o seu time de reservas na escolha das melhores condições para seu Hotel e hóspede.

10

Não diminua abruptamente suas tarifas

Com o impacto de queda geral de demanda como a que estamos vivendo agora, diminuir preços não servirá com estimulo de atração. Trabalhe com preços acessíveis, porém, coerentes com seu mercado, produto e histórico pré-crise.

11

União do setor

Essa é a melhor forma de conseguir encontrar soluções criativas. O trabalho entre setor público, fornecedores e mercado de distribuição pode ter um grande estimulo de atração de viajantes para seu destino. Criar atrações, eventos, promoções coletivas para períodos específicos, entre outros, poderão ter um grande estimulo para operadoras, OTAs e agências de viagem fazerem bem o seu papel de gerar demanda de viajantes par ao destino. Faça boas negociações com parceiros de distribuição, ofereça excelentes condições e veja o momento como uma grande oportunidade de fechar melhores acordos para superar o mais rápido possível esse período.

12

Mantenha-se informado a respeito das atualizações
do Covid-19 no mercado

Faça análise diária dos indicadores de mercado, a fim de informar-se a respeito dos impactos da pandemia no setor hoteleiro.

A Omnibees elaborou um painel com os principais indicadores do Mercado Hoteleiro.

Com atualização diária, este relatório irá acompanhar o impacto do Covid-19 (novo coronavírus) em 3.000 hotéis do Brasil. Assim poderá ter um panorama do mercado e tomar decisões mais assertivas para o seu negócio.

Conheça outras medidas da Omnibees a respeito do Covid-19.

Optamos por antecipar o lançamento da Central de Reservas Omnibee e isentar o custo do produto até 31 de dezembro de 2020. Ao utilizá-lo, os clientes Omnibees poderão viabilizar o trabalho remoto de suas equipes de Central de Reservas, times de e commerce, força de vendas e similares. Todos os clientes Omnibees poderão solicitar sua adesão gratuita, sem taxas ou fidelidade em www.omnibees.com/central-de-reservas ou através do seu Gestor de Contas Omnibees.

  • Central de Reservas

Optamos por antecipar o lançamento da Central de Reservas Omnibee e isentar o custo do produto até 31 de dezembro de 2020. Ao utilizá-lo, os clientes Omnibees poderão viabilizar o trabalho remoto de suas equipes de Central de Reservas, times de e commerce, força de vendas e similares. Todos os clientes Omnibees poderão solicitar sua adesão gratuita, sem taxas ou fidelidade em www.omnibees.com/central-de-reservas ou através do seu Gestor de Contas Omnibees.

  • Reservas Corporativas com Booking Fee R$ 0,00.

Em decorrência do cenário atual, até agora notou-se um aumento de 300% em cancelamentos de reservas comparado ao ano anterior e uma queda de 250% em criação de novas reservas. Por esta razão, entre 1 de abril e 31 de dezembro de 2020 estamos isentando a cobrança do booking fee para todas as reservas corporativas realizadas no canal Bee2Bee Corporativo (TMC e empresas).

Adicionalmente, entendendo a possível sobrecarga que as equipes de reservas e e-commerce de nossos clientes estão vivenciando, a Omnibees disponibiliza sua equipe para apoiar o processo de carregamento de tarifas corporativas, caso seja necessário.

  • Webinars

Realizaremos uma sequência de Webinars, onde daremos dicas e ações práticas que irão ajudar o mercado hoteleiro a atravessar este momento.

  • Indicadores do Mercado Hoteleiro

Elaboramos um relatório com atualização diária, este relatório irá acompanhar o impacto do Covid-19 (novo coronavírus) em 3.000 hotéis do Brasil através de dois indicadores:

  1. Variação do Cancelamento: compara o volume de reservas canceladas semanalmente com o mesmo período do ano anterior (2020 vs 2019), gerando um índice percentual da variação.

  2. Variação do Reservas: compara o volume de reservas emitidas semanalmente com o mesmo período do ano anterior (2020 vs 2019), gerando um índice percentual da variação.