Como se preparar para alavancar as vendas do seu hotel com a Black Friday

Como se preparar para alavancar as vendas do seu hotel com a Black Friday

Vender mais quartos está entre os grandes desafios do hoteleiro. Algumas épocas do ano são cruciais, tanto para o aumento nas vendas quanto para evitar quartos vazios, principalmente em períodos de baixa temporada. Para driblar a sazonalidade, é preciso ter atenção às oportunidades, como a Black Friday, por exemplo, que é uma excelente data para formatar boas ofertas e vender mais.

Com base em dados de 2018 em um estudo feito pela PayU, uma provedora global de serviços de pagamento online, os brasileiros gastaram 2,1 bilhões de reais em compras na Black Friday.

Neste artigo, você irá saber como preparar seu hotel para vender mais na Black Friday. Acompanhe!

O que é a Black Friday?

A Black Friday foi criada pelos varejistas para queimar e renovar os estoques antes das festas de fim de ano. Começou nos Estados Unidos e o sucesso foi tanto que hoje a Black Friday é realizada em todos os lugares do mundo, em lojas físicas e virtuais, em todos os setores do mercado.

Esta festividade, com a ajuda das novas tecnologias e a promoção deste dia por parte das diversas empresas, tem se estendido em muitos países. Uma oportunidade tanto para hóspedes quanto para hoteleiros, a Black Friday promove descontos que podem chegar até 50% nas tarifas neste período.

Prepare seu hotel para alavancar as vendas com a Black Friday.

Prepare seu hotel para alavancar as vendas com a Black Friday. Imagem: Pexels

São milhares de ofertas que as grandes redes de hotéis disponibilizam durante todo o mês de novembro, aquecendo as vendas antes do feriado de Natal e Ano Novo, quando as reservas voltam às tarifas normais e apresentam bastante procura.

Confira: 17 indicadores essenciais para gestão de hotéis e pousadas

É ainda uma grande oportunidade para atrair novos hóspedes. E uma vez dentro do seu ambiente, nada melhor do que impactá-lo com ofertas.

Que tal se, durante os dias da Black Friday, você preparasse materiais gráficos, como banners, para colocá-los próximo à recepção e áreas comuns sobre ofertas para o período do Réveillon, das férias escolares de janeiro e mesmo do Carnaval?

Assim, você terá uma boa chance de fidelizá-los e propor novas experiências. Para não perder esta grande oportunidade, é preciso preparar seu hotel. Saiba como.

Prepare seu hotel para vender mais na Black Friday

O setor hoteleiro tem particularidades que o diferenciam do comércio varejista, não se trata de um e-commerce comum, mas a Black Friday ou Black Week (promoção durante toda a semana) vem invadindo o setor nos últimos anos e trazendo resultados positivos.

Além de eletrônicos e produtos de beleza, a Black Friday virou oportunidade também para viagens de férias ou de fim de ano. Alguns hotéis já se atentaram a esta mudança de hábito de consumo e adequaram suas estratégias para receber hóspedes atraídos pela promoção da Black Friday.

Estes descontos podem ser aplicados durante um dia apenas, ou até durante toda uma semana no mês de novembro.

Envie com antecedência um e-mail anunciando as ofertas da Black Friday e, quando for mais próximo, ofereça alguma vantagem para esses hóspedes. Um desconto via cupom ou até mesmo a abertura das ofertas com exclusividade antes, apenas para esses clientes especiais, pode ser eficaz em atrair vendas.

É importante que o hóspede que faça a reserva dentro desta promoção se cadastre em uma base de dados, pois, posteriormente, seu hotel poderá entrar em contato com ele e oferecer outras opções de acomodação. Aproveitando este contato do cliente para ser usado em períodos de baixa temporada, por exemplo, ou em dias de semana com taxas de desconto também favoráveis.

O perfil do cliente na Black Friday é aquele que busca tarifas acessíveis e serviço de qualidade, então invista em manter contato com seus hóspedes sempre que pensar em lançar um novo pacote promocional.

Esta estadia promocional da Black Friday pode vir com café da manhã incluso ou com opção de quarto para duas pessoas. É importante definir bem essas regras e apresentá-las para seu cliente no momento da compra, uma vez que evita equívocos no momento do check-in além da possibilidade de perder um hóspede potencial para outras oportunidades.

Pensar uma estratégia promocional envolve também, além das regras e processos, o orçamento disponível. Um planejamento bem definido de custos para datas com grande volume em vendas como na Black Friday é essencial para observar os dados e pensar nas próximas promoções e descontos, sobretudo nas festas de fim de ano.

eBook marketing digital para hotéis e pousadas

Na época da Black Friday, clientes estão atentos a canais de comunicação diversos. 

Por essa razão, vale a pena anunciar com antecedência as ofertas que virão nesse período em múltiplos canais, dando enfoque para as diferenças entre os preços anteriores e os das ofertas, mas sem deixar de lado o destaque para os prazos. 

Uma boa dica é investir na lógica do contador regressivo, que pode aparecer no site do seu hotel, no Instagram ou mesmo em um evento criado no Facebook, que não é um contador, mas oferece opções interessantes como os lembretes. 

Ações como essas podem alavancar o movimento nos seus canais de vendas!

Estratégias de forma de pagamento, cancelamento e reembolso precisam também ser definidas e pensadas estrategicamente.

Alguns hotéis adotam cupons de desconto de até 50% para reservas pré-pagas e sem direito a reembolso em caso de cancelamento. Já para quem preferir ter a opção de cancelar a reserva até 48 horas antes do check-in, o desconto oferecido é de 40%, por exemplo. 

Se estas ofertas estiverem disponibilizadas em sites como Booking.com ou Expedia, o hóspede poderá parcelar este pagamento. Caso opte por divulgar apenas no site do hotel, avalie as formas de parcelamento. Assim, as garantias de minimizar a taxa de cancelamento e aumentar o faturamento são reais.

Outra forma de atrair clientes na Black Friday é fazendo parcerias com agências de turismo da região, fortalecendo o networking e aumentando as chances de ter sua promoção divulgada em outros canais além daqueles que você já dispõe no seu dia a dia.

A Black Friday já não é um evento limitado ao Brasil, por isso, inclua também no seu público-alvo pessoas de outros países, para ajudar a aumentar as suas vendas de fim de ano.

Ao adotar essas ações, certamente você vai conseguir alavancar suas vendas para a Black Friday. Mas não se esqueça de utilizar o motor de reservas. Ele é fundamental para que você consiga lidar com a concorrência e conquistar novos clientes.

Gostou do conteúdo? Então confira estes três artigos que podem ajudar a você melhorar a gestão do seu hotel:

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência à indústria de turismo. Com mais de cinco mil hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, a Omnibees permite maximizar a receita dos seus clientes por meio da otimização do preço ou da redução dos custos operacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *