6 curiosidades sobre turismo ao redor do mundo e o que eles podem ensinar para sua pousada

Viajar, conhecer outras culturas, outras histórias e se encantar pelas diferenças que existem ao redor do mundo é uma excelente forma de buscar boas referências para aplicar no próprio negócio.

Separamos 6 curiosidades sobre o turismo ao redor do mundo, e com elas dicas para você aplicar em sua pousada. Vamos lá?

6 fatos curiosos sobre turismo ao redor do mundo

Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, a região Nordeste do Brasil é a mais desejada por turistas nacionais. Das pessoas que têm intenção de viajar nos próximos seis meses, 49% gostaria de ir ao Nordeste. O Sudeste aparece em segundo na lista, com 23,4%, seguido pelo Sul, com 14,3%, Centro-Oeste tem 8,7% e Norte, 4,6%.

Seja conhecendo o Brasil ou para outros países, viajar é, sem dúvida, uma forma de descobrir coisas novas, e por mais que os fatos curiosos pareçam inúteis, existe sempre alguma coisa bacana para aprender e aplicar no nosso dia a dia do hotel ou pousada. Vamos lá?

1 América do Sul

Estrada de Yungas

Se visitar a Bolívia, cuidado com a estrada de Yungas. Uma das únicas rotas que liga a floresta amazônica boliviana com a capital, ela foi construída em 1930 por prisioneiros da guerra dos Chacos e é o que podemos chamar de ponto turístico que não atrai os turistas.

O motivo é simples: a estrada causa de 200 a 300 mortes por ano. Projetada de forma quase arcaica, ela não oferece mais do que 3 metros de largura, em alguns trechos pode chegar aos 2 metros, tornando a passagem de veículos extremamente perigosa.

Além do risco de rolarem pedras gigantescas de cima da montanha, há também muita poeira e neblina e alguns trechos não pavimentados com asfalto.

Estrada de Yungas

Crédito: StreetFlash/iStock. Vista panorâmica do Camino a los Yungas, mais conhecido como a Estrada da Morte, na Bolívia

Ilha de Queimada Grande

Considerar um local como melhor ou pior entra no âmbito do gosto de cada um, algo que é relativo e não se discute, não é mesmo? A não ser quando é para se referir a uma ilha que possui cerca de 5 serpentes altamente venenosas por metro quadrado.

A famosa Ilha de Queimada Grande, próxima ao litoral de São Paulo, é um dos locais mais perigosos para se visitar no mundo: lá vive a Jararaca-ilhoa, uma das cobras mais mortais que existe. O seu veneno causa uma morte rápida e extremamente dolorosa.

A Ilha de Queimada Grande é tão perigosa que é necessário tirar uma licença especial para visitá-la, mas cá entre nós, por que se dar ao trabalho?

Ilha de queimada grande

Ilha da Queimada Grande. Foto: João Marcos Rosa para o ICMBio

#Dica:

Se você vai visitar o Machu Picchu, no Peru, terá direito a um carimbo especial. Países como a Argentina, Estados Unidos e até mesmo a Coreia do Sul também possuem lugares onde os passaportes são registrados com carimbos especiais.

Já pensou em sua pousada criar um modelo de “passaporte” exclusivo para seus hóspedes? Um prático bloquinho de anotações em formato de passaporte, um souvenir personalizado com a cara do seu hotel. O que  também gera lembrança e valor de marca para sua pousada.

2 Melhores praias do mundo

Praia de Grace Bay

E por falar em ilha, o Brasil é rico em praias. Seu extenso litoral é digno de muitas viagens e cartões postais. Mas, quando o tema é em praia, é impossível não pensar no mar do Caribe.

A praia de Grace Bay, na ilha de Providenciales, no Caribe, levou o primeiro lugar no ranking por suas barreiras de corais coloridas, águas quentes e claras, areia branca e limpa e sol em aproximadamente 319 dias do ano.

Praia de Grace Bay

Praia no Caribe. Foto: Pexels

Arquipélago de Fernando de Noronha

Bahamas, Grécia, ou até mesmo o México possuem praias belíssimas, mas, no Brasil, o destino de muitos turistas é o Arquipélago de Fernando de Noronha.

A ilha, que foi a primeira Capitania Hereditária do Brasil (de 1500 e 1502), também já abrigou uma prisão durante 201 anos.

Nela foram colocados presos comuns, acusados de crimes políticos. Isso ocorreu com participantes de revoltas importantes de nossa história, como a Revolução Farroupilha e a Cabanagem. 

Atualmente, Noronha conta com um único posto de gasolina e a segunda menor BR do país, com exatos sete quilômetros de extensão, o tamanho da ilha. Por motivos óbvios, essa é a única BR que não está ligada a nenhuma outra em todo território.

Ah, qual é a menor rodovia federal no Brasil? É a BR 488, que é uma ligação entre a Rodovia Presidente Dutra e o Santuário de Aparecida, em São Paulo, com 5,9 Km de extensão.

#Dica:

Para as pousadas praianas, ofereça passeios de bicicleta em alguns lugares da orla. Muitos hóspedes buscam serviço de aluguel de bikes nas cidades onde estão para passeios em parques e ciclovias.

Sua pousada pode oferecer esse serviço acompanhado com um pequeno mapa dos locais que o turista pode visitar pedalando.

Lembrando que é importante estar atento à segurança do turista e, sempre que possível, indicar os melhores e mais seguros trechos para pedalar.

Baixe agora o Glossário Gratuito e conheça todos os termos da Distribuição Hoteleira

3 – Uma aula de História: museus

Museu do Louvre

O Museu do Louvre, em Paris, é o mais visitado do mundo. Em 2014, ele recebeu cerca de 9 milhões de visitantes, o que equivale à população da Suécia. O Louvre é, ainda, o primeiro museu livre do mundo, criado em 1793.

Museu Britânico

Na Inglaterra, o parlamento inglês permitiu a criação do segundo museu público da história. A partir da doação do acervo de Hans Sloane, surgiu o Museu Britânico. 

Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico e MASP

No Brasil, o primeiro museu é o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano de 1862, em  Recife/PE. 

Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP Museu de Arte de São Paulo , fundado em 1947. 

#Dica:

Exponha fotos antigas da pousada, seja do período de construção ou até mesmo da cidade onde está localizada. Esse clima de museu é bastante atraente para os visitantes e pode contar boas e curiosas histórias da sua região.

4 – França, o destino favorito de muitos viajantes

Entre os países mais visitados do mundo, a França fica em primeiro lugar, com 86,9 milhões de visitantes, seguida pela Espanha, com 81,8 milhões. Já o Brasil recebeu perto de 6,7 milhões de turistas em 2017.

Várias invenções importantes do mundo aconteceram na França: comida enlatada, o sistema de leitura/escrita Braille, o estetoscópio, o secador de cabelo etc.

A França foi também o primeiro país a proibir os mercados de jogarem fora ou destruírem os produtos que não são vendidos. Desde fevereiro de 2016, os estabelecimentos devem doar tudo o que restou para bancos de alimentos e instituições de caridade.

A culinária francesa, famosa em todo mundo, foi nomeada pela Unesco como patrimônio intangível da humanidade, em 2010.

#Dica:

Ofereça no cardápio do restaurante da sua pousada pratos típicos da culinária local. Você pode brincar com os nomes dos pontos turísticos e caprichar nas fotos dos pratos.

5 – Hotel dos meus sonhos

Não é difícil encontrar mundo afora hotéis dos sonhos. Seja pela estrutura física, pela tecnologia ou pela decoração peculiar. Listamos aqui alguns hotéis que são de tirar o fôlego!

Na Grécia, encontra-se um dos hotéis mais luxuosos do mundo, onde a diária chega a custar R$ 85 mil. O hotel Royal Villa, localizado em Atenas, oferece uma linda suíte com nada menos do que 1150 metros quadrados, piscina aquecida, sala de massagem, sauna, banheira de hidromassagem, acesso a uma praia privada, um mordomo, um cozinheiro particular e um piano.

Segundo uma lista da Forbes, entre os 58 hotéis mais luxuosos do mundo, está o ARIA Sky Suites, de 5 estrelas, em Las Vegas. O hotel oferece o serviço de buscar você no aeroporto em uma limusine Cadillac Escalade, além de garantir estadia em qualquer uma das modernas e palacianas suítes.

#Dica:

Procure trazer para o seu hotel ou pousada o conforto e personalização de acordo com o seu público alvo. Certamente uma decoração mais elaborada faz diferença na hora da escolha por hospedagem ou até mesmo um serviço de traslado em parceria com alguma empresa de transporte pode ser o diferencial que vai ganhar o coração do viajante. 

6 – Mercado de rua: cultura local

Shilin Night Market, Chandni Chowk, Mercado Municipal de São Paulo e Feira das Artes em Minas

Todo turista gosta de visitar os melhores pontos da cidade onde está hospedado, e muitas vezes inclui conhecer as feiras e mercados de rua. 

Ao redor do mundo, vender produtos locais com preços populares é uma tarefa bastante comum. Em muitos países da Ásia essas feiras livres são grandes concentrações da cultura local através da culinária e artesanato.

Em Taiwan, com quase 600 barracas encontra-se o Shilin Night Market. Este mercado tradicional é famoso por sua culinária peculiar com direito a insetos e outros animais da tradição tailandesa.

Mas o Shilin Market não perde para a confusão e barulho do Chandni Chowk, em Délhi, Índia. É Um dos mercados mais antigos e mais ocupados da antiga Délhi. Turistas afirmam que há muito barulho, fedor e tumulto, mas que sempre há coisas interessantes por lá.

No Brasil, o Mercado Municipal de São Paulo e a Feira das Artes em Minas, são os maiores nesse quesito. Com quase cem mil visitantes a feira mineira é considerada a maior da América Latina.

Mercado Municipal de São Paulo

Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Prefeitura Municipal de São Paulo

Já o Mercado Municipal, ou Mercadão como é popularmente chamado, foi construído com colunas em estilo grego, jônico e dórico, entre os destaques estão as telhas de vidros, clarabóias e os lindos vitrais que permitem uma iluminação natural. Ao todo são 32 painéis, subdivididos em 72 vitrais, do artista russo Conrado Sorgenicht Filho.

#Dica:

Venda produtos locais na sua pousada. Em parceria com artesãos da sua região, é possível reservar um espaço para que as lojas exponham seus produtos, ou ainda fazer um catálogo com os itens disponíveis, assim os clientes solicitam o produto e recebem no quarto.

Você também pode criar um roteiro exclusivo para o hóspede que inclua todas as feiras ou restaurantes da culinário tradicional da sua cidade.

Viajar pelo mundo também é uma excelente maneira de buscar boas ideias para sua pousada. Conhecer outras culturas e se hospedar em outros lugares dará, certamente, boas ideias para aplicar em sua pousada.

Gostou do conteúdo? Então confira estes três artigos que podem ajudar a você melhorar a gestão do seu hotel:

 

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.000 Hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, a Omnibees permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Nossas soluções:

O Bee2Bee é o Marketplace que conecta o seu Hotel ao sistema de venda de Operadoras, TMC’s e Empresas. Já com o gestor de canais BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários, além de ter disponível mais de 700 canais em uma única ferramenta. 

O BeeDirect é a solução para a venda direta ao hóspede, um website feito por especialistas da hotelaria com motor de reservas incluso, ou seja, tudo que o seu hotel precisa para atrair, vender e fidelizar seus clientes.

Por falar em incrementar a fidelidade do seu hóspede, o Bee CRM contribui para aumentar a experiência dos hóspedes e, consequentemente, elevar a sua receita.

Além disso, com o BeeLoyalty você pode criar benefícios e distribuir de forma estratégica pelos hóspedes que pretende fidelizar.

O BeePrice oferece vantagem competitiva para maximizar as suas receitas, flexibilizando suas estratégias de forma automática.

Se o seu negócio precisa de inteligência, conte com a HiQ e converta informação em estratégia. Organize e interprete dados para o guiar na tomada de decisões!

Conexão que centraliza sua gestão de reservas, esse é o BeeConnect. Garanta que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão do hotel e que a disponibilidade real seja atualizada nos canais de vendas.

Quer ter todas essas soluções? Então o BeeHive é para você. Revolucione as vendas do seu hotel com uma solução completa que irá garantir uma abrangência no mercado internacional, nacional e o máximo de alcance para os seus clientes intermediários e finais.

Para mais informações entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *