10 Dicas Imperdíveis de Fotografia para Hotéis e Pousadas

10 Dicas Imperdíveis de Fotografia para Hotéis e Pousadas

Seu hotel ou pousada já tem um site próprio? Perfil nas redes sociais? E as fotos do seu site, são de boa qualidade? As imagens dos quartos da sua propriedade estão atraindo hóspedes nas OTA’s e metabuscadores?

Se a resposta é não, então seu negócio precisa avançar nesse sentido, para alcançar mais reservas dos clientes que estão cada dia mais modernos, exigentes e digitais.

Na era da Internet, todo mundo quer checar as instalações de uma hospedagem antes de reservar e, cada dia mais, gestores têm entendido que uma imagem vale mais do que mil palavras.

Se o caminho para ganhar o coração dos hóspedes é pela experiência, certamente a experiência visual, mesmo aquela antes de chegar ao hotel, é um dos fatores decisivos para a escolha final dentre as inúmeras opções em hotelaria disponíveis online.

Por essa razão, as fotografias do seu hotel ou pousada devem ser parte do cartão de visitas que é o seu site e seus perfis na internet.

Pensando nisso, separamos 11 dicas imperdíveis de fotografia para hotéis e pousadas. Assim, as próximas fotos do seu serviço de hospedagem serão de qualidade e te ajudarão a vender mais!

Vamos lá?

1. Faça um planejamento de produção de fotos 

Ter boas fotos, de preferência feitas por um profissional, é extremamente importante para hotéis e pousadas. 

Fotos ruins podem fazer o seu negócio perder reservas, por isso a escolha do profissional é uma etapa essencial. Para solicitar orçamentos, tenha o planejamento da quantidade de áreas que precisam ser fotografadas e se serão necessárias fotos aéreas, fotos 360º, etc.

Se o seu hotel ou pousada está prestes a finalizar uma reforma ou trocar o enxoval, pode ser interessante fazer uma primeira sessão com menos fotos para alimentar os canais de vendas, e uma segunda sessão após o término da reforma. 

Frequentemente, as imagens que mostram os quartos e dependências do seu hotel de uma forma mais “técnica” não são o tipo de imagem que funciona bem em redes sociais, por exemplo, local no qual se vê mais fotos de lazer.

Por isso, estabeleça imagens que vão para o seu site, para os canais de venda e para as redes sociais.

O site para hotel deve conter o melhor e maior catálogo online com fotografias do seu hotel ou pousada.

Imagens panorâmicas e com detalhes variados dos quartos, banheiros, áreas comuns e demais dependências podem incentivar o cliente a fechar a compra diretamente no seu site através do motor de reserva.

Fonte: Hotel Urbano 

O viajante que vai ao site do hotel quer se informar com precisão sobre o que ele vai encontrar ao reservar com você. 

O mesmo princípio deve guiar as fotos destinadas aos canais de venda intermediários (OTA’s, operadoras, etc). As reservas por esses canais têm crescido e, dessa forma, as imagens precisam ter qualidade e serem atrativas para os hóspedes que utilizam essas plataformas. 

Nas redes sociais, você pode alternar fotos das dependências, com fotos mais tematizadas na experiência, a exemplo de piscinas, restaurante, spa, etc. 

2. Escolha os espaços, alojamentos e diferenciais

Donos de hotéis e pousadas frequentemente devem se perguntar: O que fotografar da minha propriedade?

Uma boa forma de validar as escolhas é acessar redes sociais e sites de avaliações para ver as fotos que os hóspedes costumam tirar no seu hotel e te marcar. Ao fazer isso, você pode descobrir algum ambiente que apareça mais, ou até mesmo algum prato do restaurante que sempre é postado. 

Pense como o seu cliente e crie fotos que sejam do agrado dele! 

Lembre-se também que, nas OTA´s, o seu cliente está avaliando o produto, portanto ambientes como banheiro, que podem parecer desinteressantes para as redes sociais, são exigências dos sites online ao fazer o cadastro do seu hotel para venda. Uma boa foto do banheiro, mostrando toalhas e amenities passa muita segurança para o viajante. 

Considere ter fotos de todas as áreas: 

  • Exterior do Hotel;
  • Interior do Hotel;
  • Arredores;
  • Instalações;
  • Lobby;
  • Serviço de alimentação e bebidas;
  • Fotos da equipe;
  • Fotos lifestyle.

eBook gratuito: 9 passos para atrair mais hóspedes através do marketing digital

Busque tirar fotos de cada um desses tipos, inclusive dos diferentes apartamentos que sua propriedade oferece e, sobretudo, dos diferenciais (espaços, serviços, localização, vista, referência temática) que fazem do hotel ou pousada únicos e proporcionadores de uma experiência especial.

Foto: Pixabay

3. Prepare tudo para o dia da sessão de fotos  

Comece por escolher um dia calmo para fazer as fotos, dê preferência para dias de baixa ocupação para não atrapalhar o fluxo dos hóspedes. 

Envolva toda a equipe com antecedência; o hotel deve estar impecável, se atente às datas de limpeza das fachadas e janelas de vidro, manutenção da jardinagem e até mesmo carpetes. 

Se for incluir a equipe nas fotos, garanta que todos estejam com a roupa que você quer que seu cliente veja, seja o uniforme ou algum padrão de cor. 

Defina um responsável para acompanhar o fotógrafo e ajudar na produção. Um exemplo muito comum são lençóis que saem amassados na foto; um ferro de passar antes do click vai garantir uma foto linda. 

Converse com o fotógrafo e vá acompanhando o resultado. Essas fotos serão utilizadas por muito tempo, garanta que estarão imprimindo o melhor do seu hotel ou pousada!

4. Faça fotos de alimentos e bebidas  

Fotos de alimentos e bebidas fazem muito sucesso, principalmente nas redes sociais. 

Para produzir as fotos do buffet, faça antes do serviço começar, do contrário você irá atrapalhar o seu hóspede e ainda prejudicará as suas fotos. 

No café da manhã, tire fotos do buffet, mas também de um prato montado com algumas opções do cardápio. Se houver serviço de pratos especiais feitos na hora, como omeletes ou tapiocas, registre também esse momento! O “making of” pode inclusive render alguns stories para a conta do Instagram. 

No almoço e jantar, caso tenha pratos à la carte, produza fotos dos pratos mais pedidos do cardápio.

Caso tenha serviço de coffee para evento, vale captar esse serviço na área de eventos, com certeza essa foto será utilizada para vender os espaços. 

5. Harmonize os ambientes e a decoração

A arquitetura e decoração de um hotel ou pousada é elemento crucial para atrair clientes e agregar valor à experiência do hóspede. 

Por isso, o  ideal é que seus espaços ofereçam fluidez, combinando inovação e criatividade. Incorpore aos recintos cores, objetos, texturas, quadros e peças que construam a identidade do seu estabelecimento com um toque de requinte e qualidade, evitando os excessos.

Foto: Pixabay

Na hora de fotografar, busque valorizar ao máximo a arquitetura e os espaços do seu hotel. A decoração também precisa estar impecável e convidativa. Camas feitas, lençóis bem passados, banheiros limpos e organizados, além de janelas, espelhos e vidros límpidos.

Fotos: Pixabay

Os menores detalhes fazem a diferença para construir uma bela foto. Ademais estilizar, harmonizar, rearranjar ambientes e objetos não deve ser algo apenas para aparecer na imagem. Se o seu hóspede viu as fotografias e escolheu o seu hotel, ele tem uma expectativa. Se na estadia houver algo muito diferente, o cliente pode se sentir enganado.

6. Não esqueça da iluminação, ângulo e enquadramento

Esses três elementos são cruciais para que as imagens sejam as melhores possíveis.

Se você contratar um fotógrafo, provavelmente ele saberá isso, mas é sempre válido ressaltar. 

Caso esteja produzindo as fotos por conta própria, além da qualidade da câmera, que deve garantir uma boa qualidade da imagem, a iluminação e enquadramento devem ser observados.

A falta de iluminação deve ser evitada, pois ela costuma comprometer a qualidade das fotos. No entanto, as sessões de fotos matutinas, vespertinas e mesmo noturnas devem ser exploradas já que, esses três turnos podem trazer efeitos diferenciados para suas imagens. Prefira luzes naturais e espaços com janelas, vistas privilegiadas.

Fonte: Pixabay

O ângulo em fotografia é tão importante que uma simples alteração pode impactar, e muito, na estrutura e harmonização de uma imagem. 

Duas boas técnicas nesse sentido, além do ângulo na altura do olhar, são o ângulo alto e o ângulo baixo. O primeiro, a foto é tirada de uma posição superior ao que está sendo fotografado. 

Foto: Pixabay

Já o segundo ângulo é construído de baixo para cima, criando uma percepção de poder e imponência do que está sendo fotografado.

Foto: Pixabay

O enquadramento em fotografia, geralmente, está baseado em algo chamado regra dos Terços. Os celulares normalmente têm essa função que é exibida na tela com a sobreposição de linhas. Os pontos de intersecção das quatro linhas, no centro, são os melhores locais para posicionar o que você quer fotografar.

Foto: readme.lk

Use essas dicas para produzir imagens inusitadas para capturar a atenção de quem as vê.

7. Inclua pessoas nas fotos do seu hotel 

Que tal humanizar as imagens do seu hotel?

Usar pessoas em suas fotografias ajuda a criar identificação em possíveis clientes. Ao ver as imagens, ele pode se imaginar aproveitando a estadia no seu hotel.

Além disso, fotos de pessoas na recepção ajudam a transmitir a noção de receptividade e assistência na sua propriedade.

Você pode contratar modelos fotográficos, que devem representar o seu público alvo. Se o seu hotel for corporativo, fotos de uma pessoa com roupa social fazendo o check in;  ou caso você receba muitas famílias à lazer; crianças brincando na piscina, por exemplo. 

Neste caso, deve se atentar à validade dos contratos de uso de imagem dos modelos, porque após esse período, você precisará renovar o contrato ou tirar as fotos do ar. 

Portanto, tenha opções de fotos com e sem pessoas, desta forma você terá um acervo maior e mais amplo. 

O staff ou equipe do seu hotel pode ser integrado ao escopo das suas fotografias, afinal, os colaboradores também compõem a imagem de uma empresa.

No entanto, esteja ciente de que é necessário obter permissão por escrito das pessoas que serão fotografadas. 

Foto: Pixabay

Existe nas redes sociais uma tendência de mostrar os bastidores. Clientes podem achar positivo ver algo da cozinha ou um momento de descontração do seu pessoal.

Foto: Pixabay

8. Conte uma história

Uma tendência importante que tem sido incorporada nas marcas é a de contar histórias.

Lembra que uma imagem vale mais do que mil palavras? Então, com uma única fotografia é possível evocar uma história simples e que toque seus possíveis hóspedes.

Um vestido de noiva dentro de um quarto, um anel de noivado na mesa do seu restaurante, um livro aberto na varanda de um quarto, famílias celebrando no seu hotel ou pousada ajudam a criar valor para sua marca e encantam os hóspedes pela emoção.

É importante também considerar a divulgação de pacotes que atraem público para o hotel. Quando há uma grande procura por pacotes românticos, por exemplo, considere montar um apartamento com itens oferecidos nestes pacotes, assim você terá um bom banco de imagens para comunicações futuras.

Foto: Pixabay

As fotos lifestyle, que mostram qualidade de vida e momentos memoráveis, são ideais para as redes sociais, em especial o Instagram, e oferecem uma versatilidade e dinâmica em relação às fotos da propriedade em si.

Foto: Pixabay

Nessas imagens, os detalhes nas fotografias precisam fazer sentido e enriquecerem a história, informando e encantando ao mesmo tempo.

9. Considere o modo 360°

Sabia que uma das grandes tendências tecnológicas em hotelaria é o uso de realidade aumentada e imersão 360° em quartos e dependências de hotel?

Essa tecnologia ainda está em desenvolvimento e, portanto, não está disponível de forma ampla, mas, os smartphones atuais já têm oferecido um modo de tirar de fotografias chamado panorâmico ou 360 graus que traz um pouco essa imersão. 

Com esse tipo de imagem, o hóspede pode fazer um mini tour nos espaços fotografados e ter uma experiência mais imersiva na fase de busca por hospedagem.

Foto: apptuts.com.br

O Facebook já oferece suporte para a publicação desse tipo de imagem e tem encorajado seus usuários a publicarem essas fotos, não apenas porque é uma experiência diferente e inovadora para quem vê, mas também porque mesmo no app para celular é possível acessar confortavelmente essa opção.

Considerando que viajantes são cada vez mais digitais e conectados ao celular, essa é uma opção que deve ser considerada com atenção se você tiver possibilidade de produzir imagens de boa qualidade.

10. Edite as fotos 

Depois de tirar múltiplas fotografias, de vários tipos e ângulos, é hora de organizar o seu acervo no computador ou serviço de armazenamento online (nuvem) e fazer edições nas suas imagens.

Se contratou um fotógrafo, não esqueça de garantir que a edição de todas as fotos está inclusa no serviço. Peça para que ele te mande no formato web, que atenderá a resolução pedida nos canais de vendas e site, e também em alta resolução para impressão, caso precise fazer um material impresso. 

Garanta que tenha um mix de fotos horizontais e verticais, para que possa se adaptar a diferentes formatos. 

Catalogue as imagens adequadamente, se possível, arquive de acordo com a finalidade estabelecida na estratégia de marketing e vendas, dessa forma, você e seu time não terão dificuldades para encontrar uma imagem sempre que necessário.

Quanto às edições, elas não precisam ser nada do outro mundo e nem todas as fotografias precisam de correções.

Foto: Pixabay

Normalmente, os computadores já vem com um editor simples instalado, o qual pode te oferecer possibilidades de cortar ou até ajustar brilho, aplicar filtros. 

Se você tiver alguma dúvida, certamente tem um tutorial rápido e fácil no YouTube sobre como usar o editor de imagens do seu computador. Esses mesmos editores também estão disponíveis para celular.

Vamos fotografar?

Para continuar melhorando a presença online do seu hotel, confira os artigos abaixo:

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.000 Hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, a Omnibees permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *