Rate Shopper: acompanhe a concorrência e defina seus preços

Rate Shopper: acompanhe a concorrência e defina seus preços

O sonho de todo empreendedor é possuir dados e informações confiáveis o suficiente para direcionar uma tomada de decisão mais assertiva, que traga crescimento efetivo para o negócio. No setor hoteleiro não é diferente.

Alterar o valor das tarifas de acordo com a instabilidade do mercado já é um hábito para os gestores desse segmento. Contudo, nem sempre as mudanças são realizadas da maneira mais adequada, impactando diretamente na taxa de ocupação e no faturamento da propriedade. 

Apesar de ser um problema complexo, a sazonalidade das estações pode afetar de maneira menos contundente as reservas da sua propriedade, e é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Se você ainda não conhece o conceito de Rate Shopper, não pode deixar de ler este texto até o fim. Afinal, todo hotel enfrenta problema recorrente em equilibrar oferta e demanda entre as épocas de alta e baixa ocupação.

Mas, como saber se os valores de mercado, sem o uso de tecnologia e estratégia estão corretos? Então para começar, vamos entender o que é Rate Shopper.

O que é Rate Shopper?

Rate Shopper é uma ferramenta automática que revisa os preços (e outros KPI’s) de seus concorrentes, e apresenta as informações de forma ordenada e útil para a tomada de decisão sobre o valor de venda de um quarto por tempo determinado.

Com a possibilidade de monitorar facilmente os preços da concorrência, o hoteleiro é capaz de pensar estratégias de vendas em diferentes canais.

Através dos dados fornecidos pelo Rate Shopper, é possível ainda criar combinações para comparar vendas de quartos, taxas de ocupação e preços de um determinado mercado.

Como funciona a ferramenta

O Rate Shopper permite que você acompanhe a estratégia de precificação dos seus concorrentes. A ferramenta identifica e sinaliza cada vez que o preço de um quarto é alterado e também quando a disponibilidade é aberta ou fechada em algum canal. 

Ter esse monitoramento é essencial para a definição e manutenção da sua estratégia de preços, e para que o seu hotel não esteja sendo vendido com um valor discrepante.

Errar na definição do valor da diária, pode ocasionar na perda da venda, caso o diferencial do seu hotel for o preço; ou até em problemas na percepção de qualidade, caso esteja com um valor menor que um hotel na mesma região, mas que seja inferior em qualidade e serviços oferecidos. 

Rate Shopper como ferramenta de análise.

Rate Shopper como ferramenta de análise. Imagem: Tela BeePrice.

Fazer esse acompanhamento de forma manual torna-se arriscado, pois a dinâmica de vendas online da hotelaria, assim como o varejo, tem se tornado cada vez mais ágil.

É possível que movimentações da sua cesta competitiva aconteçam em um intervalo de tempo rápido ou em um canal que você não tenha considerado incluir na sua verificação manual

Outro benefício é conseguir identificar tendências que você não saiba, por exemplo, se um concorrente aumenta o preço de uma hora para outra, ou altera a disponibilidade nos canais, pode ser que ele tenha alguma informação de demanda inesperada para a região que você ainda não saiba.  

 Assim, poderá facilmente ajustar o preço com antecedência e não perder vendas para a concorrência.

A importância de um Benchmarking na hotelaria

Analisar as melhores práticas é entender que nem sempre elas acontecem dentro da sua propriedade. Então, estudar a concorrência é, sem dúvida, uma boa estratégia.

É possível analisar a concorrência de diferentes formas, seja visitando as redes sociais de um hotel da vizinhança, ou acessando o blog para acompanhar os conteúdos divulgados: isso é fazer Benchmarking. 

E, por mais informal que seja essa prática de análise da concorrência, ela permite operacionalizar estratégia de conhecimento das melhores práticas do mercado hoteleiro e usá-las a seu favor, a fim de conquistar dados e  maneiras mais consistente e efetiva de ação.

Algumas ações de Benchmarking efetivas incluem, por exemplo, a análise das resenhas dos usuários no TripAdvisor, onde é possível identificar o tipo de viajante, o período do ano com maior frequência de hospedagem e até o nível de satisfação com diferentes aspectos como limpeza e atendimento. 

A participação em eventos e reuniões locais sobre turismo e hotelaria também fortalecem essa técnica, que ajudam a conhecer melhor a sua concorrência.

Aplicando Business Intelligence em seu hotel: Rate Shopper como ferramenta

O conceito de Business Intelligence (BI) nada mais é do que o conhecimento que a empresa precisa adquirir sobre o negócio, clientes e o mercado como um todo.

Dessa maneira, é possível analisar os pontos fortes e fracos para realizar um plano estratégico visando encontrar soluções eficientes para seu negócio.

Nesse aspecto, a prática de monitoramento dos preços do mercado utilizando uma potente ferramenta de Rate Shopper é, definitivamente, uma estratégia positiva.

Webinar gratuito: distribuição para pequenos hotéis

Unidos, o Rate Shopper e o Business Intelligence permitem ir muito além do Revenue Manager, por exemplo. Pois, trata-se de duas ferramentas para coleta de dados preciosos para compor a estratégia de gestão hoteleira. E quando utilizados juntos e de forma estratégica, aliam técnica e tecnologia.

Os padrões de cancelamento e antecipação da reserva, relação entre as receitas e custos versus ocupação/segmentação dos hóspedes são alguns dos dados preciosos fornecidos através do BI.

Cada vez mais, o Business Intelligence é usado em grandes cadeias hoteleiras internacionais Marriot, Hilton e Konover Hotel Group, entre muitos outros , assim como por outros players da indústria como a Booking ou a Expedia.

Então, os resultados alcançados permitem um maior controle nas receitas e despesas, incluindo os investimentos em marketing, e tornam a análise mais rápida para tomadas de decisões mais assertivas.

É importante levar em consideração que essa combinação de BI e Rate Shopper permite a troca automática de informações, seja sobre as taxas da concorrência, ou sobre a melhor estratégia de gerenciamento tarifário.

Quer saber mais sobre o tema? Confira: Análise de dados: como tomar as melhores decisões em seu hotel

Conhecer a concorrência e suas vantagens

A plataforma de Rate Shopper analisa dados dos concorrentes para reportar os melhores valores para determinada tarifa. Assim, conhecendo o preço que o seu concorrente aplica, é mais fácil competir nos canais de reservas.

Se você está buscando entender porque é importante conhecer a concorrência, vamos apresentar 5 vantagens para você. Afinal, todo hotel está inserido em um ambiente competitivo, não é algo isolado ou que não é afetado pelo o que está ao seu redor.

Daí surge a necessidade de conhecer esses competidores; e isso pode ser feito através de um Rate Shopper.

Saiba mais: Como acompanhar os concorrentes e definir a precificação do seu hotel?

5 vantagens do Rate Shopper:

O Rate Shopper permite uma visão ampla do mercado, como um reflexo das tendências e principalmente, sobre a flutuação tarifária. Com essa análise técnica e com referencial que potencialize sua precificação, torna-se coerente lidar com o mercado local, o que favorece a competição entre hotéis próximos.

Veja abaixo cinco vantagens de utilizar uma plataforma de Rate Shopper para aplicar no seu tarifário:

  1. descobrir oportunidades;
  2. evitar surpresas com as mudanças de tarifas dos seus competidores;
  3. ampliar a visão de mercado;
  4. ampliar conhecimento e visão de negócio;
  5. acompanhar tendências e mudanças do setor.

Trabalhar com esse conjunto de informações, obviamente, não é fácil, mas é extremamente necessário. E a ferramenta que ajuda nisso é o Rate Shopper.

Ainda tem dúvidas sobre como precificar? A equipe do Omnibees está a seu dispor para responder todas as dúvidas sobre este e outros temas relacionados ao gerenciamento e marketing do seu hotel.

O Rate Shopper da Omnibees é o BeePrice. Ele oferece vantagem competitiva para maximizar suas receitas, flexibilizando suas estratégias de formas automática.

Gostou das informações sobre Rate Shopper? Então confira outros conteúdos que podem te ajudar a melhorar a gestão do seu hotel:

Confira também o Webinar Gratuito: Distribuição para pequenos hotéis

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.000 Hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, bem como permite maximizar a receita dos clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Nossas soluções:

O Bee2Bee é o  Marketplace que conecta o seu Hotel ao sistema de venda de Operadoras, TMC’s e Empresas. Já com o gestor de canais BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários, além de ter disponível mais de 700 canais em uma única ferramenta. 

O BeeDirect é a solução para venda direta ao hóspede, um website feito por especialistas da hotelaria com motor de reservas incluso: tudo que o seu hotel precisa para atrair, vender e fidelizar seus clientes. Por falar em incrementar a fidelidade do seu hóspede, o Bee CRM contribui para aumentar a experiência dos hóspedes e, consequentemente, aumentar a sua receita.

Além disso, com o BeeLoyalty você pode criar benefícios e distribuir de forma estratégica pelos hóspedes que pretende fidelizar.

Se o seu negócio precisa de inteligência, conte com a HiQ e converta informação em estratégia. Organize e interprete dados para o guiar na tomada de decisões!

Conexão que centraliza sua gestão de reservas, este é o BeeConnect. Garanta que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão do hotel, com ele a sua disponibilidade real será atualizada pelos canais de vendas.

Quer ter todas essas soluções? Então o BeeHive é para você. Revolucione as vendas do seu hotel com uma solução completa que irá garantir uma abrangência no mercado internacional, nacional e o máximo de alcance para os seus clientes intermediários e finais.

Para mais informações entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *