Normas de segurança obrigatórias para seu hotel

Para além das opções de entretenimento, outro fator que influecia a decisão de viajantes na hora de definir um lugar para estadia é a segurança. 

Tenha isso em mente ao estabelecer padrões para hóspedes e funcionários a fim de transmitir tranquilidade e confiança no seu hotel.

Defina um departamento de segurança

Passo inicial na busca por excelência em políticas de segurança, a criação de um departamento específico confere autoridade na hora de implementar mudanças de processos internos do hotel.

Alguns dos aspectos a serem contemplados pelas normas e processos definidos pelo setor de segurança são:

  • Manuseio de fechaduras e chaves (eletrônicas ou mecânicas) 
  • Segurança ao quarto de hóspedes.
  • Proteção de ativos.
  • Condução de procedimentos de emergência.
  • Transmissão adequada de comunicação ou informações em emergências
  • Manter registros de segurança e procedimentos de segurança do pessoal.

 

Furtos 

Podendo ser cometidos tanto por hóspedes quanto por funcionários, furtos representam a maior parcela dos incidentes envolvendo segurança em hoteis.

Devido a gravidade desse tipo de acontecimento, é necessária cautela e discrição durante a solução do caso. A busca por testemunhas é sem dúvida a principal ação a ser feita antes da abordagem de suspeitos.

Incêncio

Para enfrentar problemas relacionados a focos de incêndio é necessário garantir, preventivamente, a presença de extintores em área de fácil acesso. 

Em todos os casos, o departamento de segurança deve ser alertado a verificar a gravidade da situação e caso se faça preciso, entrar em contato com o corpo de bombeiros.

O setor afetado deve ser imediatamente evacuado até o reestabelecimento das condições ideais de uso.

Controle de acesso

Entrada em quartos devem sempre ser comunicadas aos hóspedes e realizadas em horários pré-estabelecidos. O setor responsável deve manter registros de quais funcionários realizaram a limpeza e manutenção dos aposentos.

Chave-mestra e cópias de segurança devem estar sob cuidados apenas de pessoal autorizado.

Um inventário deve ser providenciado para que a conferência períodica possa ser conduzida, sendo vital para garantir  integridade de bens e informações.

Câmeras e telefones 

Indispensável a qualquer rede hoteleira, câmeras são parte crucial do aparato de segurança de um hotel, por representarem provas cabíveis a maioria das situações encontradas no dia-a-dia.

Telefones em áreas estratégicas permitem agilidade no atendimento de hóspedes tanto quanto na comunicação de funcionários com seus supervisores ou setores relacionados.

Saídas de emergência

Para casos extremos, é bom que seu hotel esteja devidamente preparado para conduzir a saída de clientes e funcionários durante um acontecimento mais grave.

Em situações de crise, se faz ainda mais necessária a agilidade na evacuação de áreas do hotel que possam estar comprometidas por acidentes ou pessoas mal intencionadas.

Cuide da segurança da informação

Costumeiramente relegadas a segundo plano, políticas de TI merecem atenção redobrada por se tratarem de dados sensíveis a organização e seus clientes.

Dados de contas bancárias e cartões de crédito são exemplos de informações a serem protegidas.

Realiza backups regularmente e determine uma varredura periódica a dispositivos para prevenir que hackers ou funcionários possam estar conduzindo um ataque a dados pessoais.

Falhas de segurança, além de colocarem em risco a propriedade do hotel, de seus colaboradores e hóspedes, também tem impacto sobre a reputação do negócio e podem causar danos irreversíveis a imagem do seu hotel. 

Não poupe esforços e recursos para garantir ao departamento de segurança a autonomia e poder necessários ao desenvolvimento de normas para atender a legítima preocupação de todas as partes envolvidas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *