TrevPAR e RevPAR: quais as diferenças e a importância para seu hotel?

TrevPAR e RevPAR: quais as diferenças e a importância para o seu hotel?

Apesar de não ser uma novidade do setor hoteleiro, a utilização do TrevPAR, um indicador específico básico e importante para esse setor, ainda é tímida na gestão de hotéis quando comparada ao acompanhamento do RevPAR. 

Mas, se você busca otimizar os resultados, é importante ampliar sua percepção de negócio. Avaliar outras métricas além das receitas atribuídas às reservas é indispensável, mas não é suficiente.

Para obter resultados positivos na gestão, é preciso analisar os recursos como um todo, utilizando mais de um KPI.

Por isso, acompanhe nosso artigo e entenda a diferença entre TrevPAR e RevPAR e a importância de cada um para a gestão do seu hotel.

RevPAR – Receita Por Quarto Disponível

O Revenue Per Available Room (RevPAR) é um indicador de performance básico que leva em consideração apenas a receita gerada pelos quartos do hotel.

Para calculá-lo, é preciso dividir o total da receita de hospedagem pelo número de quartos disponíveis. Outra opção é multiplicar o valor da diária média pela taxa de ocupação do hotel em determinado período.

Trata-se de um KPI importante, porém limitado. Ainda mais quando se proliferam os chamados serviços adicionais para conquistar e agradar os hóspedes.

TrevPAR e sua importância para o hotel

TrevPAR. Foto: Pexels

O que é TrevPAR? 

A receita total por quarto disponível, ou TRevPAR, é um KPI usado exclusivamente no mercado hoteleira para avaliar os resultados de negócios. Ele se concentra na avaliação da a receita total gerada pelos quartos alugados, e o espaço disponível. 

Quando utilizado, ele pode desempenhar um papel importante em uma estratégia de gerenciamento de receita e pode fornecer uma visualização instantânea do desempenho geral da propriedade.

Se comparado ao RevPAR,  o Total Revenue per Available Room (TrevPAR) considera não apenas as receitas obtidas pela ocupação dos quartos, como também qualquer outro setor lucrativo do hotel. 

Dentro desse indicador, devem estar inclusos os serviços adicionais que geram receita, como restaurante, spa, transporte e até mesmo as parcerias com guias turísticos.

Por isso, o TrevPAR é um indicador mais estratégico, acompanhado de perto, principalmente, pelos resorts, pois estes procuram oferecer um pacote completo de lazer para quem se hospeda em suas dependências.

Diga-se de passagem, pesquisa recente da Associação Brasileira de Resort e do Senac mostrou que esses empreendimentos obtiveram TrevPAR nominal (valores com inflação) de 8,79% e real (com descontos inflacionários) de 3,5% maiores que os demais tipos de propriedades no segundo trimestre de 2018.

Baixe agora o Glossário Gratuito e conheça todos os termos da Distribuição Hoteleira

O melhor indicador de performance para seu hotel

De fato, não há uma concorrência entre os dois indicadores. Ambos são importantes para o mercado hoteleiro e, se possível, devem ser acompanhados simultaneamente.

No entanto, é preciso lembrar que o TrevPAR é um indicador mais abrangente. Ele pode camuflar a taxa de ocupação de um hotel que tem serviços adicionais abertos ao público geral, além da receita com hospedagem.

Por exemplo, se o seu hotel tem salas para eventos, a receita gerada pela comercialização desses espaços pode impactar muito o TrevPAR. Nesse caso, é importantíssimo acompanhar ambos os indicadores.

TrevPAR para decisões estratégicas

Se o seu hotel oferece serviços abertos ao público em geral e tem uma diversidade de serviços extras disponibilizados aos hóspedes, os índices de lucro podem melhorar consideravelmente.

Manter a gestão focada no RevPAR pode fazer com que você desconsidere estratégias de marketing e vendas muito interessantes. Isso porque o comportamento do consumidor afeta seus indicadores. Já que o TrevPar analisa outras dependências que colaboram para a melhor experiência do hóspede.

Como exemplo, pense em um hotel que oferece spa, entretenimento para as crianças e outros atrativos muito demandados pelos hóspedes. A lucratividade do empreendimento pode ser ainda mais alta se o gestor, estrategicamente, reduzir a tarifa dos quartos.

Afinal, com essa tarifa mais atraente, maior será a taxa de ocupação. Consequentemente, a demanda pelos serviços extras tende a aumentar, deixando o TrevPAR ainda maior.

Como você pôde perceber, tanto o RevPAR como o TrevPAR são indicadores muito importantes para otimizar a gestão do hotel, ainda mais quando você conhece bem o perfil do hóspede.

Em geral, os hotéis devem procurar aumentar a TRevPAR, porque isso é indicativo de um aumento na receita média, um aumento na ocupação, ou ambos.

Seja qual for a métrica usada, todas têm o mesmo objetivo: aumentar a receita e os lucros, e simultaneamente reduzir os custos.

Como melhorar os indicadores de performance de sua propriedade

Antes de analisar os dados e definir qual KPI seguir, outras atitudes precisam ser tomadas. Afinal, para gerar mais lucros não bastam apenas métricas e números, e sim ações efetivas.

Entre essas avaliações na definição de quais KPIs utilizar, estão investimentos a curto, médio e longo prazo. Investimentos em tecnologia e comunicação, como chatbots para melhorar a experiência do cliente e facilitar a estadia.

Essas tecnologias podem ser usada como um aplicativo direto do hotel no qual o viajante pode solicitar serviço de quarto, por exemplo.

Outro exemplo é no agendamento de serviços disponíveis durante sua estadia como passeios temáticos e reserva de mesa no restaurante, entre outras opções que um robô de conversação possa resolver.

É um benefício tanto para o consumidor quanto para o hoteleiro, que pode fornecer uma resposta instantânea. Ou ainda concluir uma reserva online sem precisar atender o telefone.

Como facilitar o gerenciamento tarifário do seu hotel? Descubra!

A implementação de softwares de automação como PMS, software de vendas e catering, CRM ou CRS podem ajudar os hoteleiros a melhorar suas receitas e oferecer uma experiência melhor e mais personalizada. 

Embora possa parecer impossível que hotéis independentes e pousadas consigam oferecer serviços de hotéis maiores, a tecnologia pode ajudar. Com softwares e plataformas mais intuitivas, que agregam valor à gestão dos pequenos estabelecimentos.

A capacidade de oferecer atendimento de qualidade ao cliente no mesmo nível de hoteis maiores, certamente, fortalece a relação entre hotel e hóspede e, consequentemente, melhora os índices e KPIs em torno de receitas geradas pelos hóspedes.

Gostou das informações sobre TrevPAR? Então confira outros conteúdos que podem ajudar você a melhorar a gestão do seu hotel:

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.000 Hotéis e 750 parceiros de distribuição, a empresa é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, a Omnibees permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Nossas soluções:

O Bee2Bee é o  Marketplace que conecta o seu Hotel ao sistema de venda de Operadoras, TMC’s e Empresas. Já com o gestor de canais BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários, além de ter disponível mais de 700 canais em uma única ferramenta. 

O BeeDirect é a solução para venda direta ao hóspede, um website feito por especialistas da hotelaria com motor de reservas incluso: tudo que o seu hotel precisa para atrair, vender e fidelizar seus clientes.

Por falar em incrementar a fidelidade do seu hóspede, o Bee CRM contribui para aumentar a experiência dos hóspedes e ,consequentemente, o aumento de sua receita.

Além disso, com o BeeLoyalty você pode criar benefícios e distribuir de forma estratégica para os hóspedes que pretende fidelizar.

O BeePrice oferece vantagem competitiva para maximizar suas receitas, flexibilizando suas estratégias de forma automática.

Se o seu negócio precisa de inteligência, conte com a HiQ e converta informação em estratégia. Organize e interprete dados para o guiar na tomada de decisões!

Conexão que centraliza sua gestão de reservas: este é o BeeConnect. Garanta que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão do hotel e que a disponibilidade real seja atualizada nos canais de vendas.

Quer ter todas essas soluções? Então o BeeHive é para você. Revolucione as vendas do seu hotel com uma solução completa que irá garantir uma abrangência no mercado internacional, nacional e o máximo de alcance para os seus clientes intermediários e finais.

Para mais informações entre em contato conosco.

(1) Comment

  • Jaílson Luís da Silva 25 maio, 2019 @ 11:23

    Artigo muito bom para os esclarecimentos estratégicos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *