E-mail de pós-venda: como usá-lo na fidelização de clientes?

Muito se tem falado sobre Customer Success (CS), uma filosofia de negócio centrada no cliente. Ela se tornou popular nas empresas de software por assinatura (ou SaaS, em inglês), mas vem se expandindo para outros nichos do mercado e pode ter seus conceitos utilizados no setor hoteleiro também.

Essa nova forma de ver os negócios prega a importância de manter um relacionamento próximo para perceber a saúde dos clientes. Entre as diversas ferramentas utilizadas para tal, está o uso de e-mail de pós-venda, uma tecnologia simples em prol da fidelização de clientes hóspedes.

O emprego dessa ferramenta é o primeiro e um importante passo para a fidelização dos clientes. Mas como utilizá-la? Confira nossas dicas:

Conheça o comportamento do consumidor

O entendimento do comportamento do seu consumidor é fundamental para o sucesso de qualquer ação de e-mail. Saber quais os melhores dias e horários para disparo é apenas o básico. É importante saber se ele costuma abrir em dispositivos móveis ou no computador.

Também é fundamental que os e-mails de pós-venda sejam segmentados de acordo com os produtos ou serviços adquiridos ou visitados em seu site, além de empregarem estratégias de marketing de conteúdo.

Atente às datas comemorativas

O consumidor brasileiro é muito ligado às principais datas comemorativas, como data do aniversário e festas sazonais, como o Natal. Por isso, é interessante entender quais são relevantes para seus clientes e passar a utilizar a ferramenta de e-mail para ações de comunicação e marketing de relacionamento nesses períodos.

Capriche no assunto dos e-mails

Muito provavelmente, a sua caixa de e-mail costuma ficar cheia de mensagens das diversas empresas com as quais você já se relacionou. Dificilmente, as pessoas têm tempo para abrir todas. Por isso, o assunto dos e-mails de pós-venda é o segredo para melhorar as taxas de abertura. Seja criativo, personalize a chamada com o nome do cliente e permita-se usar emoticons — aquelas carinhas tão populares entre os brasileiros.

Considere o layout para mobile

A participação dos dispositivos móveis entre os consumidores do Brasil vem crescendo exponencialmente a cada ano. E, cada vez mais, as pessoas eliminam as pendências de suas caixas de e-mail por meio dos celulares e tablets.

Por isso, é importante criar um e-mail com imagens leves para não prejudicar o carregamento em conexões 3G ou 4G. Além disso, utilize textos que proporcionam boa leitura tanto nas telas de computadores como nas de smartphone e tablet.

Lembre-se das promoções

Conhecendo o comportamento de seus clientes e considerando as datas comemorativas de interesse deles, você poderá utilizar essas informações para criar promoções segmentadas e atraentes para seu público. Ofertas de cupons de descontos para as próximas compras, brindes no aniversário do cliente e, até mesmo, alguma oferta depois de determinado tempo da última compra são gatilhos excelentes para fidelizar clientes e aumentar o LTV (valor do tempo de vida do cliente).

Então, incorpore o e-mail hoje mesmo a suas estratégias de marketing para hotéis. Pode parecer complexo, mas existem diversas ferramentas especializadas para ajudá-lo a não esquecer as datas e, até mesmo, para automatizar o disparo desses e-mails de pós-venda. Uma delas é o CRM Omnibees. Clique no link para conhecer a solução e entre em contato conosco.

Assine nossa
Newsletter