Aprenda o que é day use e como salvar seu hotel na baixa temporada

Quem gerencia um hotel já sabe — um dos períodos mais desafiadores para manter um estabelecimento é a baixa temporada. Se durante a alta temporada os quartos estão quase sempre com altas taxas de ocupação, é justamente quando ela acaba que o hotel tem quedas na receita. Mas existem algumas ações que você pode tomar para evitar isso. Você sabe o que é day use?

Uma das medidas que podem ser adotadas durante a baixa temporada é o day use — ou uso por um dia —, quando o hóspede utiliza as instalações do seu estabelecimento durante o dia, como piscina, buffet e áreas comuns, mas não tem direito a um pernoite.

Confira abaixo outros motivos que vão convencê-lo agora mesmo a implementar essa ação no seu estabelecimento.

Fidelize novos hóspedes

Analisando pela ótica do hóspede, existem algumas situações que podem ocorrer para a utilização do day use. Duas delas são provavelmente as mais comuns: a primeira é quando pessoas em trânsito na sua cidade, seja em uma viagem de negócios, seja em um passeio, precisam aguardar a conexão de um voo para outro lugar — e querem usufruir de um ambiente confortável e estruturado em vez de ficarem no saguão do aeroporto. Já a segunda ocorre com pessoas que moram na mesma cidade ou em regiões próximas do seu estabelecimento e querem ter um dia "diferente" no local onde moram.

Em ambos os casos, as oportunidades são excelentes para que você possa apresentar as instalações do seu hotel e fidelizá-las. Esse "cartão de visitas" permitirá que o viajante em trânsito possa cogitar ficar no seu estabelecimento para estadias maiores e que o morador da sua cidade desfrute novamente de um futuro day use. Além disso, você abre oportunidades para que eles possam recomendar o seu hotel para amigos e familiares.

Reduza os gastos do seu estabelecimento

Uma das lógicas do que é day use é a ausência do pernoite para as pessoas que usufruirão das instalações do seu estabelecimento. Ou seja, você terá como cobrar valores para a utilização de spa, piscina e buffet, mas manterá os quartos sem utilização.

Isso significa que você economizará em consumo de luz, água e troca de roupa de cama, além de diminuir as idas de seus colaboradores até os quartos, possibilitando que eles sejam realocados para outras funções, por exemplo.

Estabeleça pacotes de horas para permanência

Uma boa dica para aumentar a sua receita durante a baixa temporada com o uso do day use é criar pacotes de horas para a permanência no seu estabelecimento. Ou seja, você vai disponibilizar parte das instalações — desconsiderando os quartos —, e poderá cobrar pelas horas utilizadas, em vez de ofertar um preço único e padronizado.

Nesse caso, será possível oferecer pacotes de 3, 6, 9 e 12 horas, por exemplo, e disponibilizar preços progressivamente maiores de acordo com o tempo.

Certamente, utilizar o day use no seu estabelecimento durante a baixa temporada é uma excelente medida para alavancar sua receita e apresentar o seu hotel para novos viajantes. Portanto, prepare suas instalações e ofereça agora mesmo essa possibilidade!

O que você achou do nosso texto sobre o que é day use? Quer ler mais posts como este? Então, acompanhe as nossas novidades em nossa página no Facebook e no LinkedIn!

Assine nossa
Newsletter