Como aumentar a lucratividade com serviços adicionais em hotel

Os serviços adicionais em hotel cumprem duas funções fundamentais para qualquer empresa: melhorar a experiência dos clientes e o valor médio do gasto de hospedagem. Porém, alcançar esses objetivos depende de escolher as ações certas. Por isso, preparamos esta postagem para você. São dicas cruciais que vão servir como um resumo prático para lucrar com serviços adicionais no seu hotel. São elas:

1. Pesquise antes de agir

Comece levantando os problemas com os quais a maioria dos seus clientes convive nos dias em que estão hospedados. Por exemplo: será que se sentem bem atendidos com os serviços de transporte da região? Se puder entender os problemas atuais e prioritários de seus hóspedes, fica mais fácil identificar os serviços com maior aceitação. Tenha em mente que o melhor resultado depende de pensar em serviços adicionais que melhorem a experiência do cliente. Você também pode conhecer o que os principais hotéis já estão fazendo. Isso não significa apenas conhecer sua concorrência direta e imitá-los, mas sim pesquisar como as principais referências do mercado atuam, independentemente de estarem ao seu lado.

2. Ofereça serviços adicionais

Existem inúmeros serviços adicionais que o hotel pode passar a oferecer de acordo com as necessidades de seus hóspedes. Por exemplo:

Serviços de beleza e SPA

Você não precisa prestar esses serviços diretamente, mas pode lucrar com a intermediação de sessões de massagem e outros serviços estéticos. São especialmente interessantes em períodos de eventos e festas.

Lavanderia

Você deve estar se perguntando o motivo de termos incluído um serviço tradicional entre as dicas. É que ele é ótimo para lembrar que você não precisa fazer o convencional. Afinal, o cliente pode estar mais interessado em um serviço self-service. Se a demanda pelos serviços de lavanderia não estiver compensando manter uma estrutura para isso, essa pode ser a saída.

Aluguel de roupas

Seja para festas, seja para resolver imprevistos, esse é um serviço que facilita a vida do hóspede e que pode ser muito lucrativo. Novamente, não significa que você precisa prestá-lo diretamente.

Serviços de Transporte

Aqui está incluído o transporte executivo, a locação de veículos e translado para casas noturnas, bares e restaurantes. À noite as opções são mais limitadas e as consequências de dirigir sob o efeito de álcool uma preocupação.

Cardápio diferenciado

Iguarias que só são encontradas na sua região e pratos especiais são incentivos para que o hóspede permaneça no hotel na hora das refeições.

Atividades recreativas

Pais viajando com crianças ficam limitados em relação às atividades que gostariam de fazer. Eles adoram ter esse serviço à disposição.

3. Use o upselling

Upselling é um conjunto de estratégias usadas para oferecer produtos e serviços adicionais. Um tipo de ação que pode ser automatizada com o envio de um e-mail com uma oferta para o cliente que efetuou uma reserva. Pode ser upgrade para um quarto com uma vista melhor ou um café da manhã especial, por exemplo. Ofertas de opções de comemoração para aniversariantes hospedados, de passeios na cidade e de transporte eventual são outras opções. Imagine a boa sensação de um hóspede ao receber uma mensagem perguntando se ele precisa ser buscado no aeroporto, por exemplo. Uma taxa adicional compensa tranquilamente o conforto nesse caso. Lembre-se que os hóspedes são habituados a solicitar recomendações aos atendentes do hotel. Quando a resposta inclui a oferta de descontos eles se sentem ótimos e usam o serviço. Por isso, oferecer sugestões antes de ser solicitado tende a aumentar a utilização desses serviços e, mesmo que não puder executá-los diretamente, não terá dificuldades de negociar participações. Para garantir bons serviços adicionais em hotel não se esqueça de monitorar periodicamente os resultados, verificar o nível de satisfação dos hóspedes e aprimorar, sempre resolvendo os pontos fracos identificados. E, seja transparente em relação às cobranças avulsas, pois em muitos casos os hóspedes podem se irritar com elas. Se adotadas, é preciso saber comunicar muito bem as razões disso. Agora que terminamos, para garantir o recebimento de novas dicas sobre hotelaria, assine nossa newsletter.

Assine nossa
Newsletter