Data Driven: o que é e como pode impactar a gestão de um hotel

Todo hotel que almeja incrementar seu faturamento ou otimizar de maneira constante suas relações com os clientes precisa analisar dados para tomar as melhores decisões possíveis. Tendo em vista a quantidade de informações com que precisa lidar diariamente, é fundamental fazer o melhor uso possível dos dados obtidos. Felizmente, a estratégia de data driven existe e está ao alcance de todos. Quer adotar práticas mais eficientes e saber como tomar decisões mais objetivas? Conheça essa estratégia de marketing e veja como ela pode aprimorar a gestão do seu hotel!

O que é o data driven?

O termo data driven se refere ao uso direcionado de dados para o planejamento de negócios. Em outras palavras, trata-se de uma estratégia por meio da qual se adquire informações e tendências após a análise de estatísticas geradas pelo próprio empreendimento ou pelo mercado, convertendo ideias em escolhas seguras. Um exemplo é o data driven marketing, o marketing orientado a dados, que coloca o cliente no centro de suas estratégias para adotar medidas mais assertivas. Essa metodologia busca conhecer o consumidor a fundo, possibilitando a previsão de ações e a redução de incertezas acerca dos investimentos. Com a gestão data driven, o hotel se baseia em indicadores de desempenho e em informações valiosas sobre os hóspedes e o mercado. Isso facilita o aprimoramento de seus processos e acarreta a diminuição de custos. O objetivo dessa estratégia é, entre outras coisas, fortalecer o relacionamento da empresa com os clientes. Ela possibilita que o hotel responda às mudanças e às demandas do público, obtendo dados concretos e permitindo que o empreendimento tenha uma visão diferenciada e próxima do mercado e do que os seus hóspedes desejam.

Quais os benefícios do data driven?

A fácil acessibilidade das ferramentas que compõem o processo de análise, a gestão data driven garante diversas vantagens ao seu hotel. Confira algumas abaixo.

Diminui o achismo

Um ponto positivo dessa estratégia é a diminuição do achismo, ou seja, tomar ações baseadas na análise de fatos confiáveis. Além de possibilitar a tomada de decisões assertivas, o data driven propicia a segmentação correta dos consumidores e auxilia na produção de conteúdo relevante — visto que, trabalhando com dados específicos, é mais fácil determinar o que é interessante para o público. Dessa forma, o seu hotel pode dar passos mais seguros.

Melhora a estratégia do hotel

O hotel tem a possibilidade de melhorar sua estratégia — especialmente a de marketing —, porque a gestão data driven permite mensurar as ações planejadas. Portanto, é fácil determinar com segurança o retorno dos esforços do negócio. Um exemplo disso é o ROI (retorno sobre investimento), uma métrica que pode ser calculada mediante a técnica de tratamento e extração de dados.

Foca no consumidor

Baseando-se nos dados corretos, o seu hotel tem condições de segmentar e personalizar a experiência do hóspede. Com os insights oriundos dessa coleta é possível decifrar o comportamento do consumidor e oferecer serviços exclusivos.

Como iniciar uma estratégia data driven?

Inicialmente, é crucial entender que a gestão data driven deve fazer parte da cultura da empresa. Para tanto, a análise de dados precisa ser encarada como algo que vai além dos conhecimentos adquiridos durante seus anos de experiência. Por essa razão, é necessário ter consciência de que talvez você tenha que deixar de lado algumas de suas certezas. Para escolher as soluções empregadas na coleta e na análise dos dados, o ideal é conhecer algumas ferramentas tecnológicas, como o Business Intelligence. Outra sugestão é aderir a um bom sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) para centralizar informações. Para coletar os dados e conseguir resultados positivos, é necessário trabalhar com fontes confiáveis e relevantes, além, é claro, de possuir conhecimentos básicos em estatística. É muito importante, também, estar atento às informações coletadas, caso contrário, corre-se o risco de admitir escolhas equivocadas. Para não errar, tenha os KPIs do seu negócio bem definidos e acompanhe as métricas apontadas pelas ações de marketing digital do seu hotel. Está pensando em utilizar o data driven no seu empreendimento para tomar decisões mais assertivas? Deixe um comentário dizendo o que achou dessa estratégia!

Assine nossa
Newsletter