5 estratégias de marketing para hotéis que você pode adotar

Quer garantir que o seu hotel tenha uma boa taxa de ocupação mesmo durante a baixa estação? Fizemos uma lista com 5 estratégias de marketing para hotéis que vão te ajudar a conquistar muitos hóspedes, mesmo nos piores meses para o turismo. Continue lendo e confira:

1. Marketing de conteúdo

Antes de qualquer viagem é normal que você faça pesquisas na internet sobre voos, hotéis, atrações turísticas, eventos e dicas de como aproveitar melhor o destino. É exatamente por conta desse comportamento padrão dos viajantes que o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias que o setor hoteleiro pode adotar. A ideia é criar um blog do hotel com várias dicas sobre a sua cidade, como os melhores dias para visitar certos pontos turísticos, os melhores restaurantes da região, divulgação de eventos importantes, entre outros temas do gênero. Com isso, os viajantes terão um primeiro contato com o seu hotel antes mesmo de procurar por um para se hospedar, aumentando assim as chances de que ele seja considerado como opção. Este tipo de estratégia conta com 4 principais vantagens:
  • serve como uma fonte de tráfego orgânico, isto é, pode aparecer nos resultados de buscas do Google sem que você precise pagar para isso;
  • conteúdos de blog tendem a ser compartilhados em redes sociais, então isso também é uma boa forma de alimentar seus perfis online com posts mais ricos para o público;
  • pessoas que encontraram o hotel pelo blog podem facilmente entrar em sua estratégia de remarketing;
  • o marketing de conteúdo é conhecido por ser um dos melhores meios de construir um relacionamento com o público, o que leva à fidelização de clientes.
O marketing de conteúdo pode levar algum tempo para dar resultados, algo entre semanas ou meses, mas, com certeza, é uma estratégia que vale muito a pena para o segmento hoteleiro.

2. Presença nas redes sociais

As pessoas adoram utilizar as redes sociais para compartilhar experiências de viagens, e ter um perfil ou página de seu hotel em plataformas como Facebook e Instagram fará com que seu hotel possa aparecer marcado em fotos e postagens. A grande sacada, no entanto, é que o público também costuma opinar bastante nas redes sociais, e empresas que estão presentes no ambiente digital podem entrar em contato rapidamente com o cliente que está criticando o estabelecimento para reverter a situação. Ter um bom serviço de atendimento ao consumidor e fazer um monitoramento constante do que é falado sobre o seu hotel em redes sociais e sites de avaliações é fundamental para manter uma boa imagem e até mesmo fidelizar clientes.

3. Parcerias com empresas de segmentos semelhantes

Alguns tipos de negócio são grandes parceiros em potencial, como locadoras de carros e agências de turismo. Quando uma pessoa busca por dicas de mobilidade em um destino, por exemplo, ela pode encontrar uma boa oferta de uma locadora de carros que é parceira do seu hotel. Fazer parcerias com hotéis também pode ser uma boa ideia, principalmente durante períodos de alta estação. Se o seu hotel estiver com lotação máxima, você pode indicar o hotel parceiro para o cliente e vice-versa.

4. Boas fotos do estabelecimento

Ter boas fotos de todo o estabelecimento é muito importante para conquistar os clientes com base no visual do seu hotel. Economizar na contratação do fotógrafo pode resultar no famoso ditado “o barato sai caro.”, então evite isso. As fotos devem mostrar bem as diferenças entre os tipos de quarto e todos os pontos fortes das outras áreas do hotel, como piscina, academia, salão de eventos, bar, entre outros.

5. Atendimento especial

Fazer com que os hóspedes se sintam à vontade é uma das melhores propagandas que um hotel pode ter. Isso pode ser feito de diversas formas, como oferecendo um drink no check-in, um cardápio especial para hóspedes que estejam em algum tipo de celebração ou, até mesmo, oferecendo um upgrade de apartamento para um hóspede especial. Ter clientes satisfeitos significa não apenas um retorno garantido, mas também divulgação gratuita com muitos elogios. Se você gostou das dicas sobre estratégias de marketing para hotéis e quer saber mais sobre o assunto, confira mais um de nossos posts: Como fidelizar hóspedes? Confira 4 dicas infalíveis!

Assine nossa
Newsletter