A importância do pós-venda na hotelaria 

Toda estratégia para aumentar as vendas requer planejamento. O mesmo acontece com as ações de pós-vendas em hotéis.  

Após definir claramente os objetivos e delimitar quais métricas serão levadas em consideração, é preciso definir quais ações serão utilizadas na campanha.  

Para entender como preparar seu hotel e aplicar os processos de pós-vendas em hotéis, trouxemos sete dicas com o passo-a-passo para pensar nas estratégias e aplicá-las.  

1. Crie interesse pelo objetivo do seu hóspede

Qual é a razão principal pela qual seu cliente busca o seu hotel? Esse é o gatilho da ação que, quando bem trabalhado, gera excelentes resultados, inclusive no pós-venda. Mas, para isso, é preciso conhecer seu público, saber o que pensa e entender suas necessidades no momento em que ele escolhe o seu hotel. 

Com a clareza desses questionamentos torna-se mais fácil traçar estratégias depós-vendas em hotéis de forma assertiva. Buscar resolver da melhor forma é o grande diferencial, não apenas entender. 

2. Envie newsletter 

Muitos clientes gostam de se sentir exclusivos. Receber e-mails personalizados com informações referentes a seus gostos e estilo de vida é um grande diferencial no pós-venda em hotéis. 

Pensar em tarifas flexíveis para o hóspede caso ele tenha família com crianças, ou, se o perfil for de um jovem solteiro que indicou um amigo, é certamente um cuidado com experiência de compra desse cliente.  

Enviar esse conteúdo por e-mail logo após o check-out, enquanto ele ainda está impactado com a experiência vivida em seu hotel, é interessante. 

3. Ofereça pacotes diferenciados para hóspedes fiéis 

Dê descontos especiais ou até mesmo ofereça cupons com serviços diferenciados em função de datas como aniversários ou feriados importantes. Crie um programa de fidelidade para que esses hóspedes que frequentam seu hotel possam cada vez mais se tornar aliados às ações de pós-vendas do seu hotel

4. Valorize a experiência do hóspede 

Ações simples como um e-mail de agradecimento junto à confirmação da reserva ou uma ligação para entender qual o tipo de comida seu hóspede gostaria de encontrar no cardápio são detalhes que agradam e consolidam a sensação de exclusividade. 

5. Faça pesquisa de satisfação 

Para ser assertivo nas estratégias que envolvem diretamente a satisfação do cliente, é imprescindível ouvir o hóspede. A pesquisa de satisfação é uma ferramenta importante nesse processo. 

Manter a base de clientes atualizada também é fundamental, pois poupa o retrabalho. Assim, a comunicação torna-se efetiva, uma vez que  a gestão já sabe quem atingir com as ações de pós-vendas do hotel. 

6. Invista em Tecnologia 

O Customer Relationship Management(CRM) – ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta incrível para otimizar a comunicação com o público. 

 Com ela, você pode fidelizar seus hóspedes, gerir e segmentar sua base de dados, dispor de estratégias de pós-venda eficazes e centralizar todas as informações dos consumidores para criar campanhas. 

7. Avalie o processo 

Após aplicar todas as técnicas e ações necessárias para ter sucesso com o pós-venda no hotel, é importante avaliar o processo. Buscar os dados ao longo do caminho e identificar os setores que ainda podem ser melhorados ou implementar outras ações. 

Somente por meio de números e métricas estabelecidos no planejamento do pós-venda é possível entender se as ações tiveram ou não êxito.  

Assine nossa
Newsletter