7-beneficios-motor-de-reservas

7 benefícios em contar com um Motor de Reservas

motor de reservas (ou Booking Engine) para hotel é uma ferramenta utilizada para transformar o site do seu hotel em um e-commerce, e que auxilia no aumento da rentabilidade através das vendas diretas. Mas é importante lembrar que ele não é responsável por todo o trabalho sozinho.

Portanto, desenvolver um site com um mecanismo de reserva integrado para o seu hotel, sem considerar a estratégia do canal de vendas pode levar a resultados inatingíveis ou abaixo das expectativas.

Ao escolher um bom motor de reservas, alguns gerentes de hotel têm poucas informações e muitas vezes não sabem quais características devem ser consideradas na escolha do software.

Para ajudar você, abaixo listamos algumas funções básicas do mecanismo de reservas para realmente trazer o retorno esperado.

 

1. Multi: idiomas, plataforma e moedas.:

Na ação do hóspede,  eles estão em busca por serviços rápidos e precisos. Portanto, seu sistema de motor de reserva deve ser fornecido nos mais diversos formatos – de acordo com a necessidade e perfil do cliente.

Desktop e Mobile são dois eixos que sua solução tecnológica precisa atender: Acessos via notebooks e celulares.

Para atender melhor a esses hóspedes, várias plataformas, idiomas e moedas são necessárias, assim como a extensão da reserva direta.

 

2.  Integração com diferentes ferramentas para hotéis

Um sistema como o Motor de Reservas  (booking engine) precisa ser parte do processo na construção de um relacionamento com o cliente, e jamais ser colocado como exclusivo.

Quando conectado com outras ferramentas, pode fornecer aos clientes um serviço pós-venda para mantê-los em contato recorrente com o hotel. Idealmente, o sistema deve ser integrado a outros canais de reserva (Gestor de Canais, Central de Reservas, entre outro) para que não haja duplicação ou overbooking e também deve ser integrado ao sistema PMS – automatizando o otimizando o trabalho operacional.

 

3. Business Intelligence

De nada adianta ter à disposição dados soltos e desconexos. Um sistema integrado com  Business Intelligence  (Inteligência de Negócios) permite aproveitar melhor as informações que se tem em mãos.

Dados, sem uma análise geral, não dizem nada. Tudo precisa ser considerado em um contexto mais amplo para transformar os dados em informações, e por sua vez em insights para o negócio. Escolher um sistema que conta com essa tecnologia já representa um grande diferencial para sua estratégia.

Com alguns sistemas de reservas online é possível ter acesso a relatórios completos sobre todo o processo que está sendo conduzido na plataforma e, dessa forma, o hotel pode mensurar o que está funcionando e o que precisa melhorar, bem como aplicar estratégias especificas por etapa, desde maior número de usuários, até  recuperar carrinhos abandonados aumentando a conversão

 

4. Canais de vendas e tarifas

Um dos grandes problemas atuais da gestão em hotelaria é a falta ou dificuldade de atualização e competitividade dos valores e tarifas em relação as OTAs. Isso tem um impacto negativo nas taxas de reservas diretas.

Segundo pesquisa realizada pelo DCI SP, somente 12,7% dos hóspedes brasileiros acreditam que a reserva feita diretamente no hotel é o melhor caminho para encontrar tarifas mais baratas.

Por outro lado, 68,3% creem que sites de reservas de hotéis sejam capazes de oferecer preços mais econômicos.

Esses dados nos revelam que o motor de reservas precisa acompanhar a dinâmica dos valores em tempo real, a fim de mostrar as vantagens de se reservar diretamente com o estabelecimento.

Para você ter uma ideia, existe uma ferramenta chamada Rate Shopper que pode ajudá-lo a definir a melhor tarifa para cada momento. Com o rate, você consegue ter uma noção do seu desempenho em relação à concorrência e acompanhar sua competitividade.

 

5. Segurança de dados no sistema de reservas

Uma das grandes reclamações e dúvidas sobre reservas online é a falta de segurança. Afinal, o segmento hoteleiro é um dos mais alvejados por hackers por causa dos bancos de dados de que dispõe.

Já que abdicar das relações com empresas que fornecem soluções tecnológicas não é uma opção viável na era digital, a melhor proposta é buscar sempre instituições que tenham boa reputação com segurança e ofereçam transações com dupla autenticação e criptografia de dados. Soluções de reservas conectadas com sistemas de pagamento  online seguros já são uma realidade hoje em dia.

 

6. Soluções de marketing

Para aumentar a visibilidade na Web, é necessário investir também em campanhas de marketing no Instagram, Facebook, Google,  promoçõese canais de comunicação, incluindo o site do hotel.

Imagina se uma ferramenta tivesse todas essas soluções integradas? A boa notícia é que ela existe: Omnibees – empresa líder no setor de hotelaria na América Latina. Para oferecer uma experiência única ao seu cliente, você precisa entender quais são suas expectativas e anseios.

 

7. Motor de reservas e site responsivo: a melhor estratégia de vendas diretas

Omnibees oferece uma solução completa de integração. Website responsivo, motor de reservas e pagamentos seguros juntos para melhorar o desempenho de vendas diretas do seu hotel.

Com a opção de oferecer pacotes e ofertas dinâmicas, você pode disponibilizar tarifas em tempo real e disponibilizar aos hóspedes os melhores pacotes. Além disso, o seu hotel pode oferecer condições tarifárias exclusivas e dedicadas aos clientes fidelizados, garantindo através de pagamentos seguros e automatizados a melhor experiência de compra.

 

Assine nossa
Newsletter