Como funciona o sistema de avaliação de um hotel

Como funciona o sistema de avaliação de um hotel

O setor hoteleiro é regulado pela legislação do Ministério do Turismo (Mtur) que busca estabelecer critérios para que os hotéis atendam a determinados padrões para oferecer uma estadia de qualidade para os hóspedes. Dessa forma, surgiu a classificação dos hotéis por estrelas.

 Quanto mais estrelas o hotel possui, mais alto é o padrão dos seus serviços. Mas, o que o hotel precisa oferecer para conquistar cada estrela? 

Os principais critérios são:

ㅤㅤㅤㅤㅤ

Sistema de estrelas no hotel

1 estrela —

De acordo com o SBClass, um hotel poderá obter uma estrela quando disponibilizar serviço de recepção aberto durante 12h e disponível 24h por telefone, e contar com instalações simples (a partir de 8 m²).

O banheiro pode ficar fora do quarto e pode ou não haver um restaurante ou lanchonete. Além do serviço de café da manhã que não necessariamente está incluso na despesa.

2 estrelas —

Para conseguir a segunda estrela, os hotéis contam com quartos pequenos (a partir de 9 m²) onde devem adicionar sala de estar com televisão. O hotel dispõe de garagem ou estacionamento para os seus hóspedes e o café da manhã, normalmente, está incluso no preço do pernoite.

Além da disponibilidade para pagamento com cartão de crédito ou débito.

3 estrelas —

terceira estrela exige o serviço de recepção aberto por 18h, quartos com banheiros, climatização e televisão com canal por assinatura. Além de acesso à internet nas áreas sociais e nos quartos.

O serviço de limpeza oferece troca diária de roupa de cama, toalhas e limpeza. E o hotel pode oferecer aos seus hóspedes estacionamento fechado, restaurante, lavanderia e aluguel de equipamentos de lazer.

4 estrelas —

O estabelecimento que tem quatro estrelas necessita que o serviço de recepção esteja aberto por 24h e possuir suítes com móveis mais confortáveis. O hotel precisa oferecer ainda um mínimo de três serviços “especiais”, como centros de negócios, salas de reuniões, academia, salão de beleza e internet nos quartos.

Além disso, facilidades como manobristas, bar e serviço à la carte no restaurante também são necessárias.

5 estrelas —

Hotéis que tem a quinta estrela será a marca do luxo e da alta qualidade contando com um complexo de suítes. Para cada suíte deve haver um lugar no estacionamento e o serviço de quarto deve está disponível por 24 horas contando com recepcionistas fluentes em duas línguas estrangeiras.

Além disso, o hotel precisa oferecer salão de eventos e serviço de guest relation/concierge (ponto de informação ao cliente).

Fatores que impactam na avaliação do hóspede 

Existem diversos fatores que podem contribuir para o sucesso de um hotel. Deixar o hóspede satisfeito é um dos principais. Afinal, oferecer um bom atendimento em todas as etapas de hospedagem é uma prioridade dos negócios no setor. 

Conhecer esses critérios de avaliação ajuda a entender qual é a classificação do seu hotel e como evoluir para os níveis seguintes.  

Assine nossa
Newsletter