Sua pousada online: 5 dicas para escolher o Channel Manager ideal para atender a nova demanda de viajantes 

Num cenário de tantos desafios, o Channel Manager pode ser a ferramenta que vai fazer a diferença para a receita do seu empreendimento hoteleiro. Isso porque, o gestor de canais é fundamental para o pousadeiro tornar prática e eficiente a sua distribuição em canais online e evitar overbooking.  OChannel Manager gestor de conteúdo e distribuição online.  Portanto, independentemente do tamanho do negócio, se você busca agregar hóspedes principalmente através de reservas online, esse serviço é ideal para a sua pousada.  Mesmo em meio a pandemia da Covid-19, pesquisa feita pela Expedia Group aponta para a retomada do setor, com estatísticas que indicam tendências para os pequenos e médios empreendimentos regionais.   Os dados também mostram que viajantes tem dado preferência a hospedagens em pequenos hotéis e pousadas, para fugir de aglomerações e se prevenir contra o Coronavírus.  Sendo assim, esse é momento propício para você, dono de pousada, pensar como o Channel Manager pode impulsionar o seu negóciotrazer mais visibilidade online e, ao mesmo tempo, evitar erros manuais no processo de reservas.  Nesse artigo, você confere 5 dicas para escolher o Channel Manager ideal para a sua pousada ou hotel e como ele pode ajudar o seu negócio a crescer dentro do novo cenário.  Mas antes, se você ainda não está familiarizado com esse termo, explicamos aqui: 

O Que é Channel Manager? 

O Channel Manager ou gestor de canais, em português, é um gerenciador de canais. Ou seja, ele possibilita que o pousadeiro atualize de forma centralizada e automatizada o conteúdo de seu negócio nas OTA’s.  Sendo assim, ele otimiza o processo da distribuição de ofertas nos principais canais online. Coisso, ele torna mais prático o gerenciamento das reservas.     Já se passou o tempo em que apenas grandes redes de hotéis e resorts precisavam de um gestor de canais que acompanhasse, em tempo real, as reservas de quartos e realizasse a ampla distribuição das ofertas nos buscadores.    Hoje, o serviço é fundamental também para pequenos hotéis e pousadas. Já que ele permiteuma ampla distribuição online, ele atua como um promotor de vendas.    

Como o Channel Manager pode aumentar as reservas?    

Um gestor de canais de distribuição traz eficiência na pesquisa e realização de reservas dos hóspedes. Veja algumas vantagens para o seu negócio.     
  • Otimiza o processo de reserva    

O processo da realização de reservas se torna simples para o pousadeiro.   Isso porque a pousada consegue distribuir, sem muito trabalho manual, as ofertas sobre seus serviços. 
  • Potencializa a conexão entre cliente e pousada 

 Com a ferramenta, as informações sobre a pousada são distribuídas em múltiplos canais.    Isso garante que as informações sobre as tarifas e a disponibilidade dos quartos cheguem a um maior número de clientes em potencial.     Além disso, o gestor de canais mantém o conteúdo das pousadas atualizado. Isso evita o temido overbooking, que coloca o cliente numa situação desagradável, gera prejuízos aos pousadeiros e, ainda por cima, mancha a imagem do estabelecimento perante outros potenciais hóspedes.   
  • Auxilia na mensuração de dados 

Além de atuar como impulsionador de vendas, o Channel Manager também pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias de marketing.   Isso porque, ele gera relatórios com dados poderosos sobre as vendas do seu estabelecimento.     Com todas as informações sobre reservas e canais de distribuição mais promissores reunidas em um único software, é prático fazer a mensuração de dados e, com base nessa análise, desenvolver estratégias eficazes que podem fortalecer a imagem do seu negócio e ser guia na elaboração de metas e definição de prioridades.     

Hóspede busca melhor oferta de reserva por meio de canal online.

5 dicas para escolher o Channel Manager ideal para a sua pousada   

Com a grande variedade de ofertas desse serviço, o melhor é realizar uma ampla pesquisa das vantagens e desvantagens. Por isso, trouxemos abaixo alguns fatores para levar em consideração no momento da escolha. 

1. Verifique se o Channel Manager tem distribuição nas principais OTA’s

Confira se o sistema tem uma ampla conexão com canais de busca.    É a presença em múltiplos canais que potencializa as vendas. Os melhores sistemas do mercado oferecem a distribuição em centenas deles.     

2. Escolha um Channel Manager que possa ser integrado com o PMS

 Para contratar um serviço com um bom custo benefício, é preciso verificar se o sistema pode ser integrado com o PMS que você utiliza.   

3. Conheça a empresaprocure indicações 

Pesquise sobre as empresas que oferecem o serviço de Channel Manager e busque por indicações de outros pousadeiros que você já conhece e confia.     “Essa empresa possui reconhecimento no mercado?”e “Alguma outra pousada que conheço e confio já aderiu esse serviço?” são duas das perguntas que você deve buscar respostas.   

4. Avalie o custo-benefício de investimento  

 A economia no custo do investimento em uma ferramenta tecnológica é um fator importante, mas não deve ser determinante.    Por ser um investimento a longo prazo é recomendável optar pelo serviço mais completo possível, mesmo que o valor seja um mais elevado se comparado com outros produtos do mercado.   Lembre-se que, estando dentro do seu orçamento, o principal critério de escolha da ferramenta deve ser a capacidade do serviço de oferecer otimização e automatização dos processos, que poderão levar ao aumento de reservas.  

5. Pesquise os serviços de suporte ao cliente  

A missão do Channel Manager é automatizar e tornar prática a gestão de canais de distribuição dos hotéis e pousadas.    Em vista das várias ofertas dessa ferramenta no mercado, os serviços embutidos de suporte e auxílio ao cliente podem ser de grande ajuda aos pousadeiros que ainda estão no processo de implementação de tecnologias em seus negócios.   Por isso, busque por empresas oferecem esse tipo de suporte 

 Simplifique o dia a dia da sua Pousada 

Bee Channel, o gestor de canais da Omnibees é  o maior do mercado em número de parceiros: possui mais de 700 canais de distribuição. Um produto que reúne automatização e praticidade numa única ferramenta.    Sistema ideal para negócios de todas as proporções, tanto para pequenas pousadas, quanto para grandes hotéis. O Channel Manager Omnibees é o único do mercado que permite vender para clientes finais e intermediários em uma só plataforma.    Além disso, a navegação intuitiva e conteúdo 100% em Português permitem que a ferramenta seja usada sem a necessidade de conhecimentos avançados de Tecnologia da Informação (TI).   Gostou? Clique aqui para saber mais sobre o Bee Channel.

Assine nossa
Newsletter