Hotel fazenda: Como um software hoteleiro pode ajudar a gestão de processos na pandemia?

Durante a grave crise sanitária que o mundo atravessa, escapar de uma rotina desgastante de isolamento dentro da cidade e ficar em meio à natureza se transformou em meta para muita gente. Por isso, hotel fazenda tem sido um dos meios de hospedagem mais buscados, principalmente por famílias, durante a pandemia.   Para se ter uma ideia, dados do Google indicam que o interesse de pesquisa relativo ao termo “hotel fazenda” registrou uma média de aumento de 67% no mês de julho. A busca pelo termo foi percebida por estabelecimentos desse porte, que precisaram administrar o volume de demandas em um curto espaço de tempo.  Apesar dessa tendência ser benéfica para gerar receitas aos hotéis, ela implica em desafios para a gestão. Já que neste momento, além de administrar o volume de reservas e continuar oferecendo um bom atendimento, o hotel também precisa se adaptar aos  novos procedimentos para segurança de hóspedes e funcionários.   Uma das soluções que os hotéis podem buscar para aproveitar essa demanda represada, e proporcionar gestão de excelência, é atuar com ferramentas integradas: software de gestão hoteleira, gestor de canais, motor de reservas no site e meios de pagamento online.  Nesse artigo, vamos explorar melhor as vantagens de uma dessas soluções: o software de gestão hoteleira. Com ele, é possível organizar a ocupação, evitar overbookings ou quartos vazios por erros manuais, se integrado a seu gestor de canais, e ganhar eficiência operacional.  Uma gestão assertiva é essencial para manter o padrão de atendimento, gerenciar consumos por quarto, controlar melhor as áreas operacionais, como governança e manutenção. E mais: melhorar as receitas do hotel, movimentando diversos outros pontos de venda.

Software hoteleiro: automatização para melhor produtividade  

Software hoteleiro é uma das maneiras de garantir o nível de produtividade, excelência operacional e, principalmente, uma boa experiência para o hóspede de um hotel fazenda, que agora encontra em sua hospedagem uma forma de fugir de aglomerações, devido à covid-19.   Ao automatizar as tarefas, o hotel pode agilizar múltiplos trabalhos e aproveitar melhor o potencial de seus funcionários. Assim, será possível manter o seu hotel fazenda competitivo e viável e ainda pode assegurar um melhor atendimento aos hóspedes.    Ainda mais num cenário em que o hotel fazenda deve proporcionar uma experiência de distanciamento social e sem contato, mas ao mesmo tempo ter um relacionamento próximo, cordial e eficiente com o hóspede.   

Vantagens do software de gestão para hotel fazenda 

A contratação de um software de gestão para hotel fazenda oferece uma série de vantagens para a propriedade. Podemos destacar: 

Centralização de informações 

A implantação do software facilita a integração de dados de diversos setores do hotel.   A organização dessas informações é essencial na hora de fechar um balanço e até mesmo para traçar novas estratégias, que podem ser prejudicadas com o grande volume de dados provenientes de diversas fontes.   Com o software, essas informações ficam reunidas em um só banco de dados, passível de consulta a qualquer momento.  

Aumento de reservas 

Os softwares de hotelaria são responsáveis por gerenciar a ocupação, limpeza e manutenção dos quartos do Hotel. Trabalhar com seu sistema integrado com um gestor de canais no modelo de “venda livre” (vender todos os seus quartos disponíveis) faz com que aumente sua oferta em todos os seus canais e venda e consequentemente sua taxa de conversão. 

Hóspede faz pagamento online por meio do celular

Pagamento sem contato 

Recursos como o check-in e check-out online e também o fechamento da conta direto do quarto, com pagamento via aplicativo, dispensam contatos entre os funcionários e os hóspedes do hotel. Ter uma ferramenta de pagamentos integrada a sua operação de venda faz com que todo o processo ganhe agilidade, eficiência e segurança.  Esses recursos, que evitam filas e aglomerações na recepção continuarão a ser valorizados pelos hóspedes mesmo depois da pandemia. Afinal, é certo que a partir de agora serão desenvolvidos novos hábitos de interação social e as pessoas passarão a evitar contatos físicos que forem indispensáveis.  

Organização das reservas e não overbooking 

Um bom sistema de reservas evita erros comuns no controle por planilhas ou anotações. Além de um processo definido e funcional, os sistemas informatizados fazem checagens automáticas dos dados inseridos em cada campo, evitando alguns erros elementares.   Outra vantagem dos sistemas informatizados é que eles permitem o acompanhamento mais preciso dos dados financeiros. Esse tipo de informação ajuda na política de precificação e, desse modo, evita a cobrança muito abaixo do ideal, o que poderia estimular a ocupação acima da oferta de acomodações.   Todas essas experiências de automatização podem proporcionar mais segurança e conforto ao hóspede, ainda mais no cenário de pandemia.    No entanto, existem diversas outras dicas valiosas para que o seu hotel ofereça experiências inesquecíveis aos hóspedes, independentemente do tamanho ou segmento que você atende.   Sobre isso, você pode conferir nosso e-book e começar agora mesmo a aplicar na rotina do seu estabelecimento.

Dica de software para gestão hoteleira  

A Omnibees possui integração com os principais softwares hoteleiros do mercado. Desde os mais robustos, aos mais simples e dinâmicos. Todos eles prontos para atender todos os portes de estabelecimentos hoteleiros. Quer conhecer mais sobre as melhores opções que podem atender às necessidades de seu Hotel Fazenda? Acesse aqui para saber mais sobre quais integrações a Omnibees oferece para o seu negócio.

Assine nossa
Newsletter