COMO saber se a sua estratégia de marketing ainda funciona?

Revalidar a sua estratégia de marketing em seu hotel é fundamental. Uma das principais características do marketing é a sua velocidade em ocasionar mudanças. O que antes gerava muito resultado pode ser que após 6 meses já não seja tão eficiente assim. É uma área que está constantemente se reinventando, afinal é imprescindível estar à frente da concorrência, certo? Por isso, quem tem um negócio precisa estar atualizado quanto às tendências e, principalmente, saber quando é a hora de tentar novas estratégias. Quanto mais rápido e assertivo for esse processo, mais chances de manter o ritmo de vendas do seu hotel ou pousada e estar sempre com bons resultados. Contudo, como saber qual o melhor momento para trocar de estratégia? Qual é a mais adequada para o negócio? O que não dá mais certo? Se essas perguntas parecem muito difíceis, não se preocupe. Elaboramos este artigo com todas as respostas para o seu negócio não parar no tempo! Vamos abordar os seguintes temas:
  • o melhor momento para mudar de estratégia;
  • como manter o equilíbrio entre as novidades e o que já existe;
  • o que não dá mais certo e o que está sendo mais utilizado.

Qual é o momento de mudar de estratégia?

Existem dois momentos principais que devem ser levados em consideração quando se começa a cogitar a mudança de estratégia da sua hospedagem. Primeiro, quando a empresa não está gerando os resultados que estavam previstos no plano de negócio. Esse é o principal ponto de alerta! Caso esteja comprometendo a receita do hotel, o fluxo de caixa ou o número de reservas, é preciso fazer algo sobre isso. O segundo momento diz respeito à percepção dos gestores. O momento de mudar de estratégia não está relacionado apenas à ausência de resultados. Pode ser que a empresa até esteja lucrando, mas há potencial para fazer mais. Em ambos os casos, é importante ter visão estratégica e atenção para perceber que algo pode melhorar.

Como manter o equilíbrio entre as novidades do mercado e suas estratégias de negócio?

Primeiro, é preciso entender que nem tudo o que está em alta irá servir perfeitamente para o seu tipo de negócio. Pousadas e grandes hotéis, por exemplo, requerem táticas diferentes. É por esse motivo que tentar todas as novidades e tendências sem um filtro é um grande erro. A melhor opção é pesquisar as características da estratégia em questão, o que os profissionais estão falando sobre e, principalmente, procurar por cases de sucesso. Pesquise se outros hotéis que utilizam aquela estratégia apresentam bons resultados. Caso essa pesquisa tenha sido bem-sucedida, antes de trocar totalmente a sua estratégia, realize testes com o seu público e entenda como ele irá reagir. É importante saber que esse processo não precisa nem deve ser rápido. Na área do marketing, os resultados não aparecem de forma instantânea, então reserve ao menos 3 meses para testar e averiguar qual estratégia é a melhor.

Avalie quais são as suas estratégias de marketing

Outra dica é entender o que, na sua estratégia de marketing e vendas, dá mais certo. Aquelas que estão correspondendo aos resultados, mantenha. Outras, que não funcionam tão bem assim, vale a pena arriscar algo novo. Com esses cuidados é fácil perceber o que não faz mais sentido e o que ainda é proveitoso e dá retorno.

O que não dá mais certo no marketing para hotéis?

Toda tendência, em algum momento, deixa de ser uma novidade e é substituída. O que antes dava certo hoje não é mais efetivo. Confira 3 estratégias de marketing para hotéis que deixaram de ser utilizadas.

Não ter segmentação: estratégia de marketing?

Apesar de ser uma estratégia de marketing há muito tempo obsoleta, ainda hoje é comum encontrar gestores que a realizam de forma não segmentada. É sabido que atingir mais pessoas não significa, necessariamente, mais oportunidades. Quando não existe uma segmentação, os esforços gastos em todos esses clientes poderiam ser mais bem administrados em poucos e realmente alinhados com a sua proposta. Por isso, no momento de definir a sua estratégia, prefira focar em um público só do que em todos.

Concentrar todo o trabalho na venda em si

A publicidade mudou. Hoje, as empresas focam mais na experiência e conquista do cliente do que na venda por si só. Dessa forma, a publicidade de hoje é focada em modos de vender o seu produto de forma indireta, se aproximando do cliente e oferecendo algo em troca, que pode ser informação gerada com conteúdos interessantes, uma experiência única com serviços diferenciados ou ações conquistadoras.

Investir em todas as redes sociais

Não é preciso ser expert em marketing para saber que é imprescindível que o seu hotel esteja presente nas mídias sociais. Contudo, será que vale investir em mídia paga em redes sociais voltadas para o mercado de trabalho, como o LinkedIn? É importante avaliar qual rede social tem mais a ver com o seu negócio. Muitos dizem que o Facebook não é mais o melhor alvo, mas há negócios que desempenham melhor nessa rede social do que no Instagram, por exemplo.

E o que está funcionando nas estratégias de marketing?

A popularização da internet mudou o jeito como pessoas procuram por hospedagem. Em geral, a primeira fonte de pesquisa é por meios virtuais, como sites de busca e institucionais do hotel. Por isso, as estratégias que mais estão em alta dialogam com o digital! Veja, a seguir, quais são elas:  

Fotos em 360º

As fotos 360º têm feito sucesso nos meios virtuais e são um grande diferencial para a área de hospedagens. Por meio desse recurso da fotografia é possível que o seu futuro hóspede tenha uma visão completa do quarto que pretende. Além disso, é bastante fácil! Existem diversos aplicativos que permitem executar o efeito.

Parcerias com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são um novo tipo de mídia. Pela sua proximidade com o público, eles conseguem fazer o produto chegar mais rápido às pessoas e causar a sensação do desejo por meio de suas experiências. Por isso, muitas empresas começaram a utilizar esse tipo de publicidade para vender seus produtos – e os efeitos são realmente consideráveis! Contudo, é preciso estudo: pesquise por influenciadores que tenham a ver com o seu público e conversem bem para fazer uma promoção realmente eficaz.

Facilitar canais de comunicação

Telefone e email deixaram de ser os únicos canais de comunicação entre cliente e hospedagem. É possível solucionar problemas e dar respostas rápidas por WhatsApp, aplicativo do próprio hotel ou chatbots. Facilitar e agilizar a comunicação irá contar muitos pontos a favor! Com essas dicas de estratégia de marketing agora ficou mais fácil entender a necessidade de se atualizar e que não precisa ser algo tão grandioso para fazer uma boa diferença, certo? Esperamos que você aproveite as nossas dicas! Para ler mais sobre o tema, confira nossos outros artigos: Até a próxima!

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência à indústria de turismo. Com mais de 5 mil hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional. Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes pela otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Assine nossa
Newsletter