Marketing para hotéis: 5 estratégias que você pode adotar para melhorar suas vendas

Dados do Google Trips indicam que, atualmente, mais de 70% dos viajantes ao redor do mundo utilizam a internet para planejar uma viagem. Essa mudança também tem afetado a forma como pensamos e fazemos marketing para hotéis, principalmente no que diz respeito ao marketing feito na Internet. Mesmo que a compra seja realizada fisicamente em agências de viagens, cada vez mais, as pessoas utilizam canais digitais para pesquisar, comparar, se inspirar, ler relatos sobre as experiências de outros viajantes e, por fim, decidir onde investir seu dinheiro e expectativas.  Revelador, não é? Além disso, quando pensamos em marketing para hotéis e pousadas e em possibilidades que possam ser colaborativas para o aumento da rentabilidade das propriedades,  precisamos considerar um dos maiores desafios enfrentados pelo mercado hoteleiro: a alta concorrência. Pensando em todo esse cenário e em como você, hoteleiro, pode utilizar essas e outras informações, bem como aproveitar as mudanças e tendências para potencializar as vendas da sua propriedade frente à concorrência, construímos este artigo. Nele apresentaremos 5 técnicas para aplicar o marketing para hotéis e aumentar as reservas de sua propriedade durante todo o ano. Vamos lá? 

Marketing para hotéis na internet: como aumentar suas reservas

É preciso pensar as estratégias de marketing para hotéis de maneira ampla. Visando objetivos a curto e longo prazo para que as ações que mostraremos a seguir, sejam efetivas, gerando maior receita através do aumento das reservas. Neste sentido é preciso investir em estratégias de acordo com a persona do seu hotel. É preciso entender o cenário do seu hotel e determinar objetivos. Estes são apenas alguns passos para chegar aos resultados satisfatórios. Tome nota: PERSONA = Personas são personagens criados com o perfil daqueles hóspedes que mais frequentam o seu estabelecimento. Em outras palavras, são representações que simulam seu público-alvo.  Elas podem ainda representar os clientes que você deseja conquistar. Essencialmente, ilustram as decisões e exigências dos seus hóspedes. Por isso, antes de colocar as mãos na massa e desenhar uma estratégia propriamente dita, é preciso que você tenha atenção a determinados pontos que são e serão fundamentais para o sucesso do seu investimento em Marketing Digital.

Confira também: 5 dicas para melhorar a reserva direta do seu hotel

5 estratégias de marketing para hotéis

É muito mais fácil traçar um plano estratégico quando sabemos o passo a passo. Pensando nisso, fizemos uma lista com 5 estratégias de marketing para hotéis que vão ajudar você a conquistar muitos hóspedes, mesmo nos piores meses do ano para o turismo.  Continue a leitura e confira:

1. Aposte no marketing de conteúdo

No marketing para hotéis aquele que conseguir ajudar o viajante a tomar as melhores decisões de consumo, tende a alcançar as melhores receitas em todos os períodos do ano. É exatamente por conta do comportamento dos viajantes que o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para se adotar no setor hoteleiro. Marketing para hotéis. Foto: Shutterstock O primeiro passo é a criação de um blog do hotel, com várias dicas sobre a cidade onde está localizado, com os melhores dias para visitar certos pontos turísticos, os melhores restaurantes da região, divulgação de eventos importantes, entre outros temas do gênero. Com isso, os viajantes terão um primeiro contato com o seu hotel antes mesmo de procurar por uma opção para se hospedar, aumentando as chances de que sua hospedaria seja considerada como uma alternativa. A ideia é criar uma estratégia que leve em conta o branding, no qual a sua marca seja um referencial de viagem e bem-estar para o público-alvo. Quanto mais você conseguir passar uma percepção positiva e possuir diferenciais, mais seu hotel será lembrado. Isso ainda aumenta as chances de que ele seja indicado como um hotel que fornece informações relevantes ainda consiga atingir outros clientes potenciais. Assim, as chances do viajante escolher o seu hotel e não o seu concorrente será muito maior afinal, você conseguiu sanar suas dúvidas e passou conteúdo de valor para ele. Lembrando que tudo isso requer investimento, pois alimentar estratégias que melhorem a credibilidade e visibilidade de sua marca leva tempo e dinheiro.

Esse tipo de estratégia conta com 4 principais vantagens:

  • o conteúdo do blog serve como fonte de tráfego orgânico, isto é, pode aparecer nos resultados de buscas do Google sem que você precise pagar para isso;
  • os textos dos blogs tendem a ser compartilhados em redes sociais, então é uma boa forma de alimentar seus perfis online com posts mais ricos para o público;
  • pessoas que encontraram o hotel pelo blog podem, facilmente, entrar em sua estratégia de remarketing;
  • o marketing de conteúdo é conhecido por ser um dos melhores meios de construir um relacionamento com o público, o que leva à fidelização de clientes.
eBook gratuito: 9 passos para atrair mais hóspedes através do marketing digital O marketing de conteúdo pode levar algum tempo para dar resultado, algo entre semanas ou meses, mas, com certeza, é uma estratégia que vale muito a pena para o segmento hoteleiro.

Business Intelligence na Distribuição Hoteleira: 4 insights para Vender MAIS e Vender MELHOR

2. Explore a presença do seu hotel nas redes sociais

Seja através de boas fotos ou ações promocionais, seu hotel precisa ser visto pelos futuros viajantes. E o melhor para encontrar potenciais hóspedes é nas redes sociais. As pessoas adoram utilizar as plataformas digitais para compartilhar experiências de viagens. Logo, ter um perfil ou página do hotel em redes como Facebook e Instagram fará com que o seu hotel possa aparecer marcado em fotos e postagens. Outro bom recurso é a produção de vídeo institucional. Além de ser o tipo de conteúdo de fácil consumo na internet, os vídeos entregam facilmente uma mensagem. Eles podem quando bem produzidos, encantar os hóspedes, apresentar seus serviços e valores além de seguir uma estratégia de branding elaborada no valor e lembrança da marca. A veiculação dos vídeos nas redes sociais e no site do hotel são, sem dúvida, ótimas estratégias dentro do marketing para hotéis. redes sociais são importantes nas estratégias de marketing para hotéis Esteja presente nas redes sociais e fortaleça seu marketing para hotéis. Foto: Pexels Nas redes sociais o público tem um contato direto com sua marca. O viajante costuma opinar bastante nestes canais, e as empresas que estão presentes no ambiente digital precisam entrar em contato rapidamente com o cliente que está criticando o estabelecimento para reverter a situação.  Ter um bom serviço de atendimento ao consumidor e fazer o monitoramento constante do que é falado sobre o seu hotel em redes sociais e sites de avaliações, é fundamental para manter uma boa imagem e até mesmo fidelizar clientes.

3. Faça parcerias com empresas de segmentos semelhantes

Alguns tipos de negócio são grandes parceiros em potencial, como locadoras de carros e agências de turismo. Quando uma pessoa busca por dicas de mobilidade em um destino, por exemplo, ela pode encontrar uma boa oferta de uma locadora de carros que é parceira do seu hotel. Fazer parcerias com outros hotéis também pode ser uma boa ideia, principalmente durante períodos de alta estação. Se o seu hotel estiver com lotação máxima, você pode indicar o hotel parceiro para o cliente e vice-versa.

4. Tire boas fotos do hotel

Ter boas fotos de toda a propriedade é muito importante para conquistar os clientes com base no visual do hotel. Economizar na contratação do fotógrafo pode resultar no famoso ditado “o barato sai caro”. As fotos devem mostrar bem as diferenças entre os tipos de quarto e todos os pontos fortes das demais áreas do hotel, como piscina, academia, salão de eventos e bar, entre outros. Invista em boas imagens na estratégia de marketing para o seu hotel Invista em boas fotos na sua estratégia de marketing. Foto: Pexels

5. Tenha um atendimento especial

Fazer com que os hóspedes se sintam à vontade é uma das melhores propagandas que um hotel pode ter. Isso pode ser feito de diversas formas, como oferecendo um drink no check-in, um cardápio especial para hóspedes que estejam em algum tipo de celebração ou, até mesmo, oferecendo um upgrade de apartamento para um hóspede especial. Ter clientes satisfeitos significa não apenas retorno garantido, mas também divulgação gratuita com muitos elogios.

#Dica Prática:

Preste atenção diariamente aos canais onde os seus hóspedes podem deixar algum tipo de resenha sobre a estadia no seu hotel. Sempre que houver um comentário mais crítico entre em contato imediatamente com o hóspede e procure resolver a questão de forma tranquila, gentil e amigável. Quando receber boas avaliações, peça autorização do hóspede e divulgue em suas redes sociais. Você também pode ter uma área do seu site para que os hóspedes possam postar seus comentários e avaliações. Se perceber que um hóspede está em dúvida entre reservar com você ou não, compartilhe essas avaliações positivas para que ele saiba que pode confiar no seu hotel e ateste que outros viajantes já tiveram excelentes experiências com você.

Bônus Indicadores de marketing para hotéis

Agora que você já sabe todas as estratégias mais eficientes para traçar um melhor plano de marketing, é preciso entender quais indicadores analisar, e quais indicadores de desempenho (KPI’s) são importantes nesse processo. Uma das coisas mais relevantes no marketing para hotéis é que ele precisa ser construído com base em dados. Não é permitido achismos nesse campo, pois todo investimento em campanhas e estratégias pode ser em vão quando não se levam os dados em consideração. Então, vamos às métricas mais importantes e como elas irão guiar você nessa análise de estratégia.

Visitantes

Acompanhar o número de pessoas que chegam até o seu site diz muito sobre a sua estratégia de marketing. Saber quais são as páginas mais acessadas, e onde o viajante desiste da compra também são dados significativos. Com essas informações, é possível avaliar quantas pessoas estão buscando por serviços como os seus, se são novos visitantes ou os mesmos em busca de novidade, ou simplesmente como está a audiência do seu site ou blog.

Custo por Lead (CPL)

Um lead é uma oportunidade de negócio que forneceu suas informações de contato, como nome e email em troca de uma oferta da empresa (um conteúdo educativo, por exemplo). Para entender quanto custou a estratégia de marketing para hotéis é importante manter e converter esse lead em cliente, ou seja, é preciso entender o Custo por Lead (CPL). O CPL nos permite saber o valor de cada lead gerado, a partir da divisão da quantidade investida com o trabalho de marketing digital (R$) pelo número de leads gerados, provenientes das diversas fontes de tráfego (site, blog, redes sociais, e-mail etc.). De acordo com a MarTech, a maior pesquisa de marketing para tecnologia, as técnicas de Inbound Marketing que envolvem blog, SEO e mídias sociais, geram para as empresas um CPL 3 vezes menor do que os leads gerados pelas técnicas mais tradicionais. Acompanhar essas métricas são essenciais para entender se a estratégia está alcançando resultados satisfatórios e, a partir disso, entender quais pontos precisam de ajustes e melhorias ou que podem ser reaplicados em outros momentos.

Gostou do conteúdo sobre Marketing para hotéis? Então confira outros artigos que podem ajudar você a melhorar a gestão do seu hotel:

Confira também o Webinar Gratuito: Distribuição para pequenos hotéis

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.000 Hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional. Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Nossas soluções:

O Bee2Bee, é o  Marketplace que conecta o seu Hotel ao sistema de venda de Operadoras, TMC’s e Empresas. Já com o gestor de canais BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários, além de ter disponível mais de 700 canais em uma única ferramenta.  O BeeDirect, é a solução para venda direta ao hóspede, um website feito por especialistas da hotelaria com motor de reservas incluso: tudo que o seu hotel precisa para atrair, vender e fidelizar seus clientes. Por falar em incrementar a fidelidade do seu hóspede, o Bee CRM contribui para aumentar a experiência dos hóspedes e consequentemente o aumento de sua receita. Além disso, com o BeeLoyalty você pode criar benefícios e distribuir de forma estratégica pelos hóspedes que pretende fidelizar. O BeePrice oferece vantagem competitiva para maximizar suas receitas, flexibilizando suas estratégias de forma automática. Se o seu negócio precisa de inteligência, conte com a HiQ e converta informação em estratégia. Organize e interprete dados para o guiar na tomada de decisões! Conexão que centraliza sua gestão de reservas. Este é o BeeConnect. Garanta que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão do hotel e que a disponibilidade real seja atualizada nos canais de vendas. Quer ter todas essas soluções? Então o BeeHive é para você. Revolucione as vendas do seu hotel com uma solução completa que irá garantir uma abrangência no mercado internacional, nacional e o máximo de alcance para os seus clientes intermediários e finais. Para mais informações entre em contato conosco.

Assine nossa
Newsletter