Decifre o seu cliente potencial por meio do marketing analítico

Tomar decisões estratégicas sobre o seu negócio sem análise de dados é arriscado. Se você não quer cometer esse erro, precisa aderir ao marketing analítico. É simples: diversas ferramentas online fornecem um panorama preciso de quem é o seu cliente, do que ele gosta e de qual o seu comportamento. O que o marketing analítico faz é reunir essas informações, gerando relatórios completos e reveladores.

Ou seja, você não precisa dar os passos sem saber onde pisa e sem conhecer o seu público-alvo. Pela análise de dados, elaboram-se estratégias precisas para atrair e fidelizar hóspedes.

Portanto, veja, agora, como decifrar o seu cliente em potencial por meio do marketing analítico.

Como funciona o marketing analítico?

À medida que a pessoa utiliza a internet, deixa rastros que vão sendo armazenados e formam uma grande base de dados. Desde o momento em que ela se cadastra para receber uma newsletter ou que ela curte uma postagem no Facebook, é possível acompanhar a sua jornada de buscas pelo mundo virtual.

O marketing analítico, então, captura essas informações e transforma isso em gráficos e tabelas que vão ajudar a entender, por exemplo, o que leva as pessoas a se cadastrarem para receber informações e o que faz com que elas se descadastrem pouco tempo depois.

Quais as etapas do marketing analítico?

O marketing analítico é imprescindível para a tomada de decisões bem fundamentadas para a gestão de relacionamento com o consumidor. Entretanto, existe uma quantidade imensa de métricas disponíveis e é difícil selecionar o que importa ou não para o seu negócio.

Por isso, antes de mais nada, é preciso ter clareza sobre os objetivos de determinada campanha. Conheça as etapas do processo de aplicação dessa modalidade:

Planejamento

É necessário ter um foco e não perdê-lo na hora em que a montanha de dados aparecer. Para isso, existe o planejamento. Ele compõe o plano de marketing digital como um todo.

Trace um objetivo: você quer aumentar o número de seguidores das redes sociais do seu empreendimento? Converter as visitas ao seu blog em reservas? Virar uma referência no turismo da sua região? Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas nessa etapa.

Execução

Depois de saber aonde você quer chegar com as suas estratégias de marketing digital, precisa escolher uma plataforma de análise de dados. A mais difundida é o Google Analytics. Gratuita e bastante abrangente, fornece relatórios completos sobre o perfil dos usuários.

Existem outras ferramentas que geram relatórios personalizados conforme os interesses da empresa. As redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e outras, também contam com suas próprias métricas.

Análise de dados

Na hora de analisar os dados, é interessante identificar padrões de consumo e de hábitos do público-alvo. Inicialmente, é possível conhecer dados pessoais, como faixa etária, classe social e gênero. Com essas informações, já é possível traçar um perfil da persona, o seu cliente ideal.

A partir de então, as métricas se aprofundam e pode-se entender por que seus clientes escolheram se hospedar no seu hotel, qual o tipo de viagem mais comum (a trabalho ou a lazer, por exemplo), qual a renda média dos clientes e quanto eles estão dispostos a investir em hospedagem, entre outras informações.

É o momento, então, de a equipe de marketing ter insights e pensar em estratégias.

Otimização de conversão

Depois de analisados os dados, é hora de fazê-los trabalhar para o seu negócio. Faça as otimizações em seu site, blog e em suas redes sociais para atender às demandas do seu público.

Coloque em prática as estratégias segmentando os públicos e oferecendo o que cada um deles quer. Os resultados começarão a aparecer na conversão em vendas de pacotes e reservas. Fique atento aos relatórios seguintes. Caso os resultados não sejam bons, reveja as ações.

Quais as vantagens do marketing analítico?

As vantagens do marketing analítico são inúmeras. A análise faz com que as estratégias tenham muito mais efetividade e reduz o tempo gasto para se chegar a uma meta.

O marketing analítico elimina o achismo. Antes mesmo de começar a gastar tempo e dinheiro naquilo que você imagina que seus clientes querem, é possível ter essa informação com segurança.

Para a melhor execução dessa estratégia, é importante contar com o apoio de especialistas da área. Por isso, entre em contato com a Omnibees.

Assine nossa
Newsletter