Descubra como atrair hóspedes em viagem de negócios

Atrair os hóspedes em viagem de negócios é uma estratégia fundamental para garantir uma taxa de ocupação regular. Obviamente isso varia de região para região conforme a demanda, mas ajuda na criação de um bom ambiente no hotel.

A meta principal com essa ação é aumentar o faturamento, mas para ter sucesso nesse tipo de estratégia e preciso criar as condições e oferecer os serviços que esses viajantes procuram. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

Crie atrativos

A primeira medida que toda empresa deve tomar ao elaborar uma estratégia é conhecer o seu público. Quando se trata de um grupo segmentado — seja o corporativo, o turístico, o de idosos ou qualquer outro —, esse cuidado aumenta sensivelmente de importância.

O objetivo desse levantamento é desenvolver serviços que atendam às necessidades e aos desejos de cada nicho de mercado. No caso da viagem de negócios, já sabemos de antemão de alguns detalhes que são fundamentais.

Qualidade do Wi-Fi

A divisão de sinal entre vários apartamentos pode dificultar a navegação, e isso é um problema para quem precisa enviar relatórios para a empresa e participar de teleconferências, por exemplo.

Mesa de trabalho

Uma mesa de trabalho faz muita diferença no conforto de quem faz uma viagem de negócios.

Cama confortável

Apesar de importante em qualquer caso, esse é um detalhe valorizado por quem viaja a trabalho.

Equipamentos e serviços específicos

Boas salas de reunião e auditórios para treinamento são exemplos de outros atrativos.

Além dessas necessidades mais evidentes, você pode descobrir outras se fizer um levantamento sobre o perfil dos viajantes corporativos da sua região. Eles podem ser vendedores, representantes, podem viajar para atender o comércio, uma grande indústria ou apenas estar de passagem para visitar outros locais.

Em cada caso você pode pensar em serviços e adaptações que ajudem a diferenciar o seu hotel para esses grupos. Além disso, continue dando atenção à performance geral dos seus atendimentos.

Ofereça incentivos exclusivos para viagens de negócios

Tenha em mente que o seu modelo de negócios, as regras de hospedagem, de reserva e de pagamento também precisam ser adequadas às empresas. Para isso, considere que não adianta agradar apenas o hóspede. Na maioria dos casos, quem contrata o serviço é a própria organização. Podem fazer diferença ações como:

  • pacotes exclusivos para empresas;
  • facilidade de cadastramento e reservas pelo site;
  • early check-in e late check-out, com flexibilização dos horários de entrada e saída;
  • serviços adicionais conveniados, como entrega de documentos e locação de veículos;
  • pacotes de reserva exclusivos;
  • programa corporativo de fidelidade.

Faça parceria com eventos

Se a sua região é rica em eventos corporativos, é certo que terá uma demanda maior de turismo empresarial. Independentemente disso, as feiras comerciais, os congressos, os treinamentos e outras iniciativas do tipo são uma oportunidade.

Na maioria dos casos as empresas providenciam a hospedagem depois da inscrição na atividade que decidiram participar. Se o seu hotel for um parceiro conveniado dos organizadores, suas chances de conquistar hóspedes aumentam — principalmente se houver um desconto especial.

Nesse caso, é um diferencial a mais oferecer serviços de translado e outras providências que facilitem a vida do hóspede e da empresa contratante.

Desenvolva uma estratégia de marketing

Para pensar a sua estratégia de marketing, não se limite às ações de divulgação. O que você precisa é de uma solução completa, uma ferramenta e um plano que comece com o levantamento de informações, automatize parte dos procedimentos necessários e termine com uma maior taxa de ocupação.

O marketing envolve o acompanhamento dos indicadores de mercado, a comunicação sistemática — e, em parte, automatizada com seu público —, uma estratégia de relacionamento eficiente e ações efetivas de captação de potenciais clientes.

Para concluir, vale mencionar que uma grande diferença do trabalho de atrair hóspedes em viagem de negócios está na negociação. O caráter mais emotivo — próprio de uma venda para particulares — perde um pouco sua importância, mas há outra questão definitiva sobre a venda corporativa que precisamos transmitir para você! Confira este post e saiba como causar uma boa impressão do seu hotel!

Assine nossa
Newsletter