Quais são as principais métricas do Google Analytics para o seu hotel?

As métricas do Google Analytics englobam as principais informações que você precisa acompanhar para avaliar o desempenho e a visibilidade do seu site ou blog no mecanismo de pesquisa.

A ferramenta foi elaborada para dar suporte aos anunciantes do Google. Por isso, é um serviço gratuito que fornece dados estatísticos sobre como os visitantes das páginas da empresa estão se comportando, independentemente de você contratar os serviços de divulgação.

Apesar de se tratarem de dados de grande importância, nem sempre é fácil compreender essas métricas. Neste post vamos explicá-las de forma prática para que você se sinta mais à vontade com esse monitoramento. Confira as métricas:

Visitas, visitantes e porcentagem de novas visitas

Essas 3 métricas formam um relatório básico sobre como está o desempenho do seu site e como ele está sendo experimentado pelo seu público. Elas representam os seguintes resultados:

Visitas

Mostra a quantidade de acesso ao site, independentemente do número de pessoas envolvidas.

Visitantes

Mostra a quantidade de visitantes que acessaram o site, independentemente de se tratar de um retorno ou de uma primeira visita.

Porcentagem de novas visitas

Mostra quantos dos visitantes estão fazendo isso pela primeira vez.

Parece básico, mas essas não são informações irrelevantes — muito pelo contrário. Elas permitem acompanhar o crescimento de acesso e o nível de retenção de visitantes. Contudo, é importante saber que existe uma pequena margem de erro do mecanismo que faz essa avaliação — quando o usuário limpa os cookies no computador, por exemplo, ele é classificado como um novo visitante na próxima visita.

Origens do tráfego

Essa métrica permite identificar de onde estão surgindo os visitantes do seu site. Eles podem ter origem:

  • no tráfego direto, quando digitam diretamente o endereço do seu site no navegador;
  • em links de outros sites em nas redes sociais;
  • em campanhas, quando os visitantes chegam até seu site por meio de anúncios pagos do Google;
  • na busca orgânica, quando encontram sua empresa efetuando uma pesquisa por palavra-chave, mas nos resultados gratuitos.

Visualizações na página

Essa métrica mostra quantas páginas do site foram visitadas em determinado período. Ela pode ser útil, mas de forma isolada não é suficiente para que você determine ações de melhoria de desempenho.

Se o seu site tem 100 mil visualizações diárias de 80 mil visitantes, você precisa elaborar um modo de fazê-los permanecer mais tempo navegando. Por outro lado, a mesma quantidade de visualizações por parte de 20 mil visitantes pode indicar uma necessidade maior de focar no aumento de visitas.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mostra quantos dos visitantes estão acessando uma única página do seu site e o abandonando em seguida. Ela demonstra que essas pessoas não estão se sentindo atraídas pelo conteúdo, e isso é ruim, visto que afeta diretamente o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

Além disso, a taxa de rejeição pode demonstrar tanto a necessidade de melhorar o conteúdo quanto a possibilidade de você não estar atraindo o público certo. Por isso, tenha em mente que nenhum desses dados é útil sem uma análise contextual e sobre como o Google está indexando as suas páginas — algo que precisa ser conferido com outra ferramenta, o Google Search Console.

É preciso lembrar que os resultados mais efetivos na utilização dessas ferramentas são alcançados por especialistas — tanto sobre soluções de marketing quanto sobre o mercado hoteleiro —, e você precisa contar com essa ajuda se deseja superar a concorrência.

Além de aprender a trabalhar com as métricas do Google Analytics, você também deve providenciar a integração com o Google Search Console (antigo Google Webmaster Tools) e com o Google AdWords. Todas são fundamentais no marketing digital que, obviamente, dependem de outros fatores para atrair um número significativo de hóspedes.

Para continuar por dentro desse assunto, confira este post e conheça 5 dicas para atrair mais hóspedes!

Assine nossa
Newsletter