Entenda como funciona o uso de chatbot para hotel

É inegável que a tecnologia veio para ficar, e aproveitar todos os seus recursos, explorando possibilidades e ferramentas, é, de fato, um grande avanço. Nesse cenário, uma iniciativa vem ganhando força e chamando a atenção de diversas empresas no relacionamento com o cliente. Afinal, como utilizar o chatbot para hotel?

Neste post, vamos explicar mais sobre suas funcionalidades e aplicação para o seu estabelecimento, de forma a otimizar a gestão do hotel. Confira abaixo!

Afinal de contas, o que é chatbot?

Uma das melhores formas que sintetizam a definição de um chatbot é a utilização do termo "robô". Além dessa, há também a denominação "assistente virtual". Em termos práticos, trata-se de um software de automação, que, por meio de uma interface, executa a comunicação com clientes, estabelecendo um diálogo, uma conversa.

Pode até parecer um filme de ficção científica, mas podemos afirmar que o chatbot é uma interação entre máquina e ser humano. Utilizando o conceito de inteligência artificial. a máquina simula uma conversa, como se fosse um ser humano. Assim, as empresas conseguem realizar um atendimento que visa a melhorar a experiência do cliente.

Como funciona o chatbot?

Podemos destacar que o assistente virtual pode ter um rosto virtual e um nome, como forma de "humanizar" ainda mais o atendimento. De maneira geral, os chatbots são configurados para emitir respostas automáticas que se adaptam de acordo com as solicitações dos clientes.

Entre os principais canais disponíveis, estão os aplicativos de mensagens instantâneas, como o Skype ou o WhatsApp, as redes sociais em geral, como Facebook Messenger ou Twitter, ou a Web, seja no seu site, seja em uma landing page. O chatbot para hotel pode funcionar muito bem em todos esses canais, dando suporte ao cliente com dúvidas iniciais, por exemplo.

Quais as vantagens do chatbot para hotel?

É possível elencar uma série de vantagens do chatbot para hotel. Com a automação, é viável efetuar reservas de hospedagem, permitindo que os clientes possam checar preços, disponibilidade de quartos e tirar dúvidas diversas, bem como enviar ofertas em pré-estadia, com a configuração de upgrades e apresentação de serviços adicionais, de forma a aumentar o engajamento e estreitar o relacionamento com o cliente.

Além disso, é possível inovar no serviço de quarto, que permite ao hóspede solicitar demandas mesmo quando não estiver no quarto, por exemplo; e melhorar o conhecimento que você tem sobre seu público, pois, com a inteligência artificial, há como identificar padrões de consumo e melhorar a comunicação com o seu público, permitindo, assim, ofertas mais customizadas aos hóspedes.

Certamente, a tecnologia e a utilização de chatbot no hotel trazem inúmeros benefícios para o seu estabelecimento. Com ele, é possível melhorar a comunicação com o seu cliente e prestar um atendimento melhor, além de identificar oportunidades de venda, o que acaba por aumentar o faturamento de seu hotel e reduzir custos no atendimento com demandas simples e que, antes, exigiam tempo das pessoas.

O que você achou sobre o nosso texto que explica o uso de chatbot para hotel? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber nossos materiais!

Assine nossa
Newsletter