Como driblar a sazonalidade na hotelaria?

É desnecessário entrar em detalhes sobre os problemas gerados pela sazonalidade na hotelaria. Todos os profissionais da área vivem o problema periodicamente. Se você está entrando no ramo ou não parou para pensar nos efeitos, é de se destacar a dificuldade de manter talentos sempre necessários na alta temporada e de administrar o fluxo de caixa. Grande parte dos lucros da alta temporada pode ser necessária para cobrir as despesas da baixa. Por isso, mesmo que não seja possível eliminar o problema totalmente, é fundamental minimizar a questão. As medidas começam com uma boa estratégia de relacionamento com os clientes. Afinal, se eles gostarem do ambiente e do atendimento, estarão mais sensíveis a promoções de baixa temporada. Então, vejamos quais as medidas que podemos tomar.

Defina o período sazonal

Apesar de evidente e fácil de notar, muitos hotéis não têm uma boa definição do período de baixa. Como ele pode variar em alguns dias de ano a ano, é importante manter um histórico para melhorar a previsibilidade e facilitar a identificação dos fatores que mais interferem na sazonalidade, como início das férias escolares.

Defina públicos

Outra definição muito importante é sobre as características dos públicos que frequentam o hotel na baixa e na alta temporada. Quanto melhor você conhecer como é o hóspede da baixa, mais fácil será pensar em estratégias de comunicação e promoções mais atraentes.

Promova eventos

Os eventos são a primeira alternativa em que costumamos pensar para resolver a sazonalidade na hotelaria. Para que você tenha sucesso, é importante perceber que esse é um setor concorrido e especializado. Sua equipe precisa estar preparada para organizar essas atividades e, mesmo quando elas não são promovidas diretamente pelo hotel, faz diferença quando seu estabelecimento é reconhecido pelo mercado de eventos. É fácil entender o motivo. Imagine que você está organizando um evento. Para isso, está se comprometendo com fornecedores, clientes, visitantes individuais e vários profissionais de apoio. A confiança na equipe do local escolhido é fundamental, não é mesmo?

Busque oportunidades

Quantas oportunidades podem existir na sua região? Treinamentos empresariais, locação de espaços do hotel para profissionais (como educadores físicos, por exemplo), eventos tradicionais que ocorrem na região e várias outras realizações podem ser ótimas oportunidades para você. Procure fazer uma pesquisa para identificar as melhores e aproveite.

Construa parcerias

Esteja certo de que você não é o único a sofrer com a sazonalidade. Agências de turismo, equipamentos e operadores do turismo também sentem os períodos de baixa. Organizar atividades em conjunto para a baixa temporada, inclusive divulgando promoções especiais, podem até ajudar a criar um hábito de frequência nessas épocas com o passar do tempo.

Público corporativo

Outra dica ótima é se concentrar no atendimento do público corporativo. Além da necessidade de viagens constantes, não são raras as empresas que precisam de espaço em locais distantes e utilizam hotéis. Não esqueça que outra medida que pode ajudar a enfrentar a sazonalidade na hotelaria é procurar o máximo de ocupação na alta temporada. Não é porque os negócios estão mais fáceis que podemos relaxar. Quanto maior a reserva da alta temporada, menos os efeitos da sazonalidade serão sentidos na baixa. Para receber mais dicas sobre administração hoteleira, siga nossa página nas suas redes sociais. Publicamos periodicamente no Facebook e no LinkedIn. Qual você prefere?

Assine nossa
Newsletter