Entenda como aumentar a receita do seu hotel com a venda direta

OTAs e sites como Trivago são ótimas opções para aumentar o volume de hóspedes, mas o que você pode fazer para aumentar a receita do hotel? A venda direta é, sim, uma opção mais viável do que você imagina. Quer entender isso melhor? Então está na hora de conversarmos sobre venda direta. Confira:

Seu hotel precisa ser encontrado

Segundo uma pesquisa feita pela Phocuswright e Expedia, 75% dos hóspedes de hotéis brasileiros utiliza o serviço de OTAs para reservar um hotel. Com um resultado desses, é normal que muitos gestores pensem que a única forma eficiente de conseguir reservas em um estabelecimento é por meio desses intermediadores. A verdade, no entanto, é outra. Imagine que VOCÊ está planejando uma viagem. Tudo que você quer é encontrar um bom hotel, que atenda ao maior número possível dos seus requisitos, certo? Como esse hotel será encontrado, não importa. O que importa é que você consiga encontrá-lo e efetuar a reserva sem problemas. A resposta, então, para resolver o problema do seu hotel em fazer vendas diretas é simples: você precisa aumentar as chances de que ele seja encontrado.

Divulgue o seu hotel

Trabalhar com OTAs é uma boa maneira de não se preocupar tanto com aquisição de tráfego, algo extremamente comum quando lidamos com a venda direta. Investir milhares de reais em anúncios, no entanto, não é a única forma de garantir que o seu hotel será encontrado. Quanto a isso, empresas do mundo inteiro, e dos mais diversos segmentos, estão usando uma estratégia conhecida como Inbound Marketing, que visa atrair os consumidores de forma natural por meio da produção de conteúdo relevante. Sabe quando você precisa aprender uma receita de bolo de milho e pesquisa por isso no Google? O resultado que o ajudou a fazer o bolo é o que chamamos de conteúdo relevante. Como você pode imaginar, viajantes têm muitas coisas para pesquisar no Google, e o seu hotel pode ser encontrado por eles se for a fonte de respostas para essas pesquisas. Esse é o primeiro passo para atrair novos hóspedes.

Melhore a experiência do consumidor

Apenas atrair novos hóspedes não é o bastante. Como mencionado anteriormente, quem procura por um hotel está em busca de uma boa experiência de estadia, e é aqui que a venda direta consegue superar a reserva feita por um intermediador. Hotéis do mundo inteiro estão oferecendo vantagens exclusivas para quem faz uma reserva pelo site ou telefone. Algumas delas são:
  • possibilidade de escolher o quarto;
  • refeições gratuitas;
  • web check-in.
Obviamente, oferecer essas vantagens, por si só, não faz nenhuma mágica. Alguns pontos extremamente importantes ainda devem ser levados em consideração para que você consiga atrair o interesse do público para as reservas diretas. É o que veremos a seguir.

Fidelize o público

Confira alguns pontos de extrema importância para fidelizar o seu público:
  • de nada adianta atrair a atenção do público para o seu site se este não estiver bem preparado. Então, garanta que ele esteja sempre funcionando bem em smartphones e que seu sistema de reservas seja prático e funcional;
  • crie programas de fidelidade que ofereçam boas vantagens;
  • aproveite que o hóspede fez a reserva diretamente com o seu hotel para construir a sua lista de e-mails. Por meio dela, envie não apenas promoções, mas também informações que podem ser interessantes para o hóspede, como avisos de eventos de grande porte em sua cidade;
  • utilize os dados disponíveis na conta final do hóspede para personalizar ainda mais a experiência dele em seu estabelecimento durante uma próxima visita. Essa é uma boa oportunidade de oferecer cortesias para o hóspede em uma próxima estadia, como uma bebida.
Como vimos, aumentar a receita do hotel com venda direta não é impossível, mas certamente é algo que exigirá bastante trabalho. A recompensa, ainda assim, vale muito a pena! Então, gostou do post? Agora, quer mais dicas para saber como atrair novos hóspedes e aumentar ainda mais a receita? Basta assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de tudo!

Assine nossa
Newsletter