Sistemas para hotel: entenda a importância da integração para sua propriedade

Sistemas para hotel: entenda a importância da integração para sua propriedade

Imagine contar com uma única ferramenta capaz de administrar todos os seus canais de venda, e ainda melhorar a forma como você controla o sistema do seu próprio estabelecimento, facilitando o seu dia a dia. Imaginou? Assim funcionam os sistemas para hotel. Estes sistemas também podem dar mais liberdade para os seus funcionários, fazendo com que eles deixem de executar trabalhos mecânicos e possam, de fato, conhecer os processos e saber como ajudar o seu hotel a lucrar mais. Além disso, utilizar um sistema para hotel permitirá tratar os seus hóspedes de forma personalizada, dando atenção e valorizando cada detalhe da relação do seu cliente com o seu estabelecimento. Sim! Tudo isso é possível com uma ferramenta que garanta a integração de um sistema para hotel. É isso que nós vamos apresentar no artigo de hoje: como um sistema CRS competente traz benefícios em todas essas esferas. Continue a leitura e descubra a importância dessa solução!

Integração com sistemas para hotel

Além de facilitar a gestão de tudo aquilo que é externo, como OTAs, motor de reserva, operadoras e agências de viagem o Sistema Central de Reservas (CRS) faz a integração também com a estrutura organizacional do próprio  hotel, o sistema PMS (Property Management System). O PMS é responsável pela parte administrativa do hotel. É o sistema que informa se um quarto está limpo ou não, se o check-in ou check-out foram feitos pelos hóspedes etc. É por meio dele que a seção financeira do estabelecimento é controlada, por exemplo. Para que esse sistema funcione da maneira adequada, é necessário contar com um colaborador. Ele fica responsável por alimentar o PMS com as informações atualizadas. Toda vez que uma nova reserva é feita, essa pessoa deve inserir a confirmação manualmente. E só a partir disso é que o controle de todos os apartamentos será feito. Com o sistema de integração do CRS, esse trabalho é realizado online e de forma automatizada. Facilitando a vida do colaborador e gerando economia para o hotel. O sistema valoriza a importância do conceito de otimização dos processos, principalmente para uma rotina acelerada como a do setor hoteleiro.

Confira os 4 benefícios de automatizar os processos do seu hotel

A importância de contar com os dados para tomadas de decisão

Quando todas as informações, externas e internas, passam pelo mesmo sistema, você tem a possibilidade de trabalhar com dados reais e não estimativas ou suposições. A análise desses dados resulta em informações realmente qualificadas e úteis sobre o seu hotel. Com a otimização do tempo, o funcionário que antes apenas inseria reservas no PMS, agora pode estudar esses dados e tomar decisões inteligentes a partir deles. Se perceber que um determinado canal de venda está cobrando uma taxa muito alta, pode fechá-lo e priorizar outro. Se verificar que a taxa de ocupação atingiu uma boa porcentagem, pode aumentar a tarifa com antecedência. A pessoa que está atrás do computador, em teoria, deveria fazer apenas isso: analisar e cuidar do negócio, subindo preços quando possível, fazendo pacotes com restrições para determinados períodos, criando promoções para períodos de baixa temporada, priorizando determinados parceiros. Ou seja, montando uma estratégia para melhorar a gestão do hotel. webinar gratuito: distribuição hoteleira para pequenos hotéis No entanto, isso só é possível quando você tem um sistema para hotel em que pode confiar todos os detalhes da operação. Alguns hotéis acreditam que, por contar com um sistema “moderno” e “tecnológico”, os colaboradores são dispensáveis ou seu número pode ser consideravelmente reduzido. Pois é aí que eles se enganam. Com um sistema para hotel disponível, os funcionários passariam a contribuir ainda mais com a estratégia do hotel. Podendo potencializar ainda mais os rendimentos. O CRS é uma ferramenta que permite que o time trabalhe melhor, de forma estratégica, focando naquilo que merece atenção. Na prática, isso significa mais retorno para o hotel e um aumento no RevPAR.

Análise de dados: como tomar as melhores decisões em seu hotel

Como sistemas para hotel integrados podem melhorar o relacionamento com o hóspede?

Ter um fluxo de administração integrado e uma estratégia baseada em dados e números contribui para que o hotel invista em um estilo de atendimento exclusivo. Algo que é mandatório para qualquer negócio — e que é o que o hóspede merece. Com tempo para fazer mais do que apenas administrar reservas e inserir informações de forma manual no sistema, o colaborador pode se dedicar ao que é realmente relevante para o relacionamento com o cliente. Garantir que a reserva foi feita e que o quarto estará pronto quando ele chegar ao hotel é o mínimo que seu cliente espera. Os demais cuidados começam depois. Assim, desburocratizar o processo de administração permite dar a atenção devida ao seu hóspede. Isso pode significar um e-mail agradecendo a escolha do seu estabelecimento ao fim da estadia, uma mensagem personalizada informando que o travesseiro que ele sempre pede já está disponível no quarto ou um lembrete de que ele não solicitou um serviço como costuma fazer em outras ocasiões. Isso faz com que o hóspede sinta que é especial e valorize o trabalho da sua equipe e a atenção dada a ele. Todo esse empenho só é possível quando um sistema eficiente fica responsável por todo o trabalho mecânico. Um bom sistema para hotel pode deixar seu estabelecimento mais organizado, com as informações centralizadas e seguras. Assim os gestores terão maior tempo para planejar suas estratégias de vendas, tornando processos manuais em algo muito mais prático e rápido.

Ganhos da otimização dos processos com os sistemas para hotel

Com o uso de uma ferramenta de integração dos sistemas, o hotel tem ganhos diretos e indiretos. O direto é aquele que está conectado aos custos e ganhos do estabelecimento. O funcionário, que é oneroso, passa a gerar muito mais valor e receita. Já o indireto é poder contar com um banco de dados de qualidade, o que é uma dificuldade enfrentada pelo setor hoteleiro. Isso acontece porque muitas vezes a pessoa responsável pelos dados da reserva é a mesma que está na recepção, cuidando de uma série de problemas e imprevistos. Funcionando dessa forma, não há como garantir um cuidado na hora de preencher esses dados. Sem as informações básicas dos seus hóspedes, fica impossível cuidar e tratar cada um deles de forma personalizada. Esse é um dos grandes diferenciais que você pode oferecer. A integração dos sistemas garante que todas as informações inseridas estejam corretas.

Relatório de produtividade

Garantir qualidade no serviço integrado das funções de um hotel deve ser o maior objetivo de um sistema para hotel. Um sistema bem elaborado pode oferecer entre outras funcionalidades. Relatório de atividade financeira e de produtividade, channel manager, motor de reservas, revenue management, mapa de ocupação etc. Estas ferramentas unidas em um só sistema, trazem praticidade, agilidade e uma avaliação melhor do hóspede em relação ao hotel. O que em relação ao custo benefício, é muito mais vantajoso manter um sistema de qualidade.

Gostou do artigo? Então confira outros conteúdos que podem te ajudar a melhorar a gestão do seu hotel:

Confira também o Webinar Gratuito: Distribuição para pequenos hotéis

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição & inteligência para indústria de turismo. Com mais de 4.200 Hotéis e 650 parceiros de distribuição é líder absoluta do mercado nacional. Com soluções para Hotéis independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Nossas soluções:

O Bee2Bee, é o  Marketplace que conecta o seu Hotel ao sistema de venda de Operadoras, TMC’s e Empresas. Já com o gestor de canais BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários, além de ter disponível mais de 600 canais em uma única ferramenta. O BeeDirect, é um motor de reservas que reúne tudo que o seu hotel precisa para atrair, vender e fidelizar seus clientes. Por falar em incrementar a fidelidade do seu hóspede, o Bee CRM contribui para aumentar a experiência dos hóspedes e consequentemente o aumento de sua receita. Além disso, com o BeeLoyalty você pode criar benefícios e distribuir de forma estratégica pelos hóspedes que pretende fidelizar. O BeePrice oferece vantagem competitiva para maximizar suas receitas, flexibilizando suas estratégias de formas automática. Se o seu negócio precisa de inteligência, conte com a HiQ e converta informação em estratégia. Organize e interprete dados para o guiar na tomada de decisões! Conexão que centraliza sua gestão de reservas. Este é o BeeConnect. Garanta que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão do hotel e que a disponibilidade real seja atualizada nos canais de vendas. Quer ter todas essas soluções? Então o BeeHive é para você. Revolucione as vendas do seu hotel com uma solução completa que irá garantir uma abrangência no mercado internacional, nacional e o máximo de alcance para os seus clientes intermediários e finais. Para mais informações entre em contato conosco.

Assine nossa
Newsletter